Ensino de ciências para estudantes surdos: reflexões de uma coordenadora e de uma professora

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DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v9i3.6681

Resumo

A educação de surdos precisa ser pensada dentro de vários aspectos, sendo um deles a necessidade de os cursos de licenciatura serem constantemente repensados para que possam atender às necessidades de formação de forma a subsidiar o futuro professor nas discussões sobre a educação especial e inclusiva. Este artigo objetivou compreender as questões que envolvem a educação de surdos na visão de profissionais atuantes em uma escola para surdos. De natureza qualitativa, utilizou-se como proposta metodológica o estudo de caso, com a geração de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com uma coordenadora pedagógica e uma professora de Ciências que atuam em uma escola de surdos. A coordenadora defende a necessidade de inclusão dos estudantes surdos nas escolas regulares e discute sobre as ações da escola de surdos para atendimento do estudante e seus familiares, assim como a comunidade externa. A professora relata as dificuldades encontradas no início da docência em virtude da falta de formação nas suas graduações para atuação com pessoas com deficiência em sala de aula. Sobre o ensino para surdos, a professora argumenta sobre duas grandes dificuldades: a falta de sinais na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para muitos termos relacionados à área de Ciência e a ausência de materiais didáticos de apoio adaptados para estudantes surdos.

Palavras-Chave: Ensino de Ciências; Estudante surdo; Formação docente.

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Publicado

2022-10-30

Edição

Seção

Pesquisa, Escrita e Formação Universitária

Como Citar

Ensino de ciências para estudantes surdos: reflexões de uma coordenadora e de uma professora. Iniciação & Formação Docente, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 61 a 77, 2022. DOI: 10.18554/ifd.v9i3.6681. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/6681. Acesso em: 5 dez. 2025.