Ensino de ciências para estudantes surdos: reflexões de uma coordenadora e de uma professora
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v9i3.6681Resumo
A educação de surdos precisa ser pensada dentro de vários aspectos, sendo um deles a necessidade de os cursos de licenciatura serem constantemente repensados para que possam atender às necessidades de formação de forma a subsidiar o futuro professor nas discussões sobre a educação especial e inclusiva. Este artigo objetivou compreender as questões que envolvem a educação de surdos na visão de profissionais atuantes em uma escola para surdos. De natureza qualitativa, utilizou-se como proposta metodológica o estudo de caso, com a geração de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com uma coordenadora pedagógica e uma professora de Ciências que atuam em uma escola de surdos. A coordenadora defende a necessidade de inclusão dos estudantes surdos nas escolas regulares e discute sobre as ações da escola de surdos para atendimento do estudante e seus familiares, assim como a comunidade externa. A professora relata as dificuldades encontradas no início da docência em virtude da falta de formação nas suas graduações para atuação com pessoas com deficiência em sala de aula. Sobre o ensino para surdos, a professora argumenta sobre duas grandes dificuldades: a falta de sinais na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para muitos termos relacionados à área de Ciência e a ausência de materiais didáticos de apoio adaptados para estudantes surdos.
Palavras-Chave: Ensino de Ciências; Estudante surdo; Formação docente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Iniciação & Formação Docente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index