Recursos de progressão no texto mistérios tem a arte
Resumo
Neste trabalho, abordamos o processo de constituição do texto com o objetivo de analisar como os recursos de coesão textual concorrem para a progressão do dizer e a construção do sentido em um texto. Para tanto, utilizamos como referência os fundamentos da Linguística de Texto, mais especificamente, os livros Ler e Escrever: estratégias de produção textual de Koch e Elias (2009), Escrever e argumentar de Koch e Elias (2016) e Os sentidos do texto de Cavalcante (2013). O corpus foi constituído pelo texto Mistérios tem a arte de Ruy Castro, publicado na Folha de São Paulo, em 05 de setembro de 2021. Para análise, após estudo da bibliografia de apoio e leitura do texto, partimos para o destaque dos recursos de coesão, com o propósito de observar termos e expressões utilizados como elementos de progressão textual. Em seguida, o enfoque passou a ser observar a presença de fenômenos como a repetição, o paralelismo, a progressão tópica e a intertextualidade, não apenas como recursos linguísticos, mas como elementos que colaboram para a progressão e concorrem para a constituição do sentido do texto. Ao final do exercício de análise, concluímos ser o texto uma cadeia de relações, o tópico ou tema é o eixo central que determina as escolhas e o entrelaçamento das partes é base para a constituição do sentido.
Palavras-chave: Texto; Repetição; Paralelismo; Intertextualidade; Progressão tópica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Iniciação & Formação Docente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index