Recursos de progressão no texto mistérios tem a arte

Authors

Abstract

Neste trabalho, abordamos o processo de constituição do texto com o objetivo de analisar como os recursos de coesão textual concorrem para a progressão do dizer e a construção do sentido em um texto. Para tanto, utilizamos como referência os fundamentos da Linguística de Texto, mais especificamente, os livros Ler e Escrever: estratégias de produção textual de Koch e Elias (2009), Escrever e argumentar de Koch e Elias (2016) e Os sentidos do texto de Cavalcante (2013). O corpus foi constituído pelo texto Mistérios tem a arte de Ruy Castro, publicado na Folha de São Paulo, em 05 de setembro de 2021. Para análise, após estudo da bibliografia de apoio e leitura do texto, partimos para o destaque dos recursos de coesão, com o propósito de observar termos e expressões utilizados como elementos de progressão textual. Em seguida, o enfoque passou a ser observar a presença de fenômenos como a repetição, o paralelismo, a progressão tópica e a intertextualidade, não apenas como recursos linguísticos, mas como elementos que colaboram para a progressão e concorrem para a constituição do sentido do texto. Ao final do exercício de análise, concluímos ser o texto uma cadeia de relações, o tópico ou tema é o eixo central que determina as escolhas e o entrelaçamento das partes é base para a constituição do sentido.  

Palavras-chave: Texto; Repetição; Paralelismo; Intertextualidade; Progressão tópica.

Author Biographies

  • Alessandra Ayssa de Oliveira Pereira, UFMA

    Aluna do 5º período de Letras/CCBa/UFMA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas do Sujeito e de suas práticas de Leitura e Escritura (GESLE). E-mail: alessandra.ayssa@discente.ufma.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5881-2288

  • Álvaro Igor Sousa de Araújo, UFMA

    Aluno do 5º período de Letras/CCBa/UFMA. E-mail: alvaro.isa@discente.ufma.br.  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1299-8069

  • Maria Laura Soares Paiva, UFMA

    Aluna do 5º período de Letras/CCBa/UFMA. E-mail: maria.lsp@discente.ufma.br . ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6896-9051

  • Maria Paula Vieira Soares, UFMA

    Aluna do 5º período de Letras/CCBa/UFMA. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Sociolinguística (GEPeS). E-mail: mpv.soares@discente.ufma.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2981-8220

  • Valnecy Oliveira Corrêa Santos, UFMA

    Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão. Líder do Grupos de Estudos e Pesquisas sobre o Sujeitos e suas práticas de Leitura e Escritura (GESLE). Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso (GETED) e do Grupo de Pesquisa, Ensino, Leitura e Escrita (GPELE). E-mail: valnecycorrea@hotmail.com.  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4906-0245.

Published

2022-10-30

Issue

Section

Pesquisa, Escrita e Formação Universitária

How to Cite

Recursos de progressão no texto mistérios tem a arte. INITIATION & TEACHER TRAINING, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 113 a 124, 2022. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/6687. Acesso em: 5 dec. 2025.