A leitura em voz alta em sala de aula: desafios e perspectivas
Resumo
Como fruto de uma experiência de estágio nos anos iniciais do Ensino Fundamental II, este artigo objetiva problematizar a leitura em voz alta, a qual se manifesta pela articulação de dimensões fonética, ortográfica e sintática, como uma prática de ensino nas aulas de Língua Portuguesa. Visamos, com isso, realizar uma observação crítica acerca da eficiência da execução dessa estratégia a partir da exposição e da descrição de diálogos de um corpus constituído por doze gravações de aulas de uma escola estadual situada em Uberaba/MG, com enfoque na sinalização de partes em que a leitura em voz alta foi solicitada aos alunos. Tal problematização será desenvolvida principalmente sob a perspectiva de João Wanderley Geraldi (2013) e suas reflexões sobre a prática de leitura e mediação docente no artigo “Leitura e Mediação”, presente no livro homônimo. Sob esse viés, os resultados dessa investigação caminham para a constatação da ineficácia de tal estratégia didática quando aplicada em isolado, o que implicará, na quarta seção deste artigo, em reflexões conclusivas sobre essa, a fim de reconhecer quais adaptações devem ser realizadas com vista ao aprimoramento dessa prática.
Palavras-chave: Estratégias de leitura; Leitura em voz alta; Mediação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Iniciação & Formação Docente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index