RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NOS SERTÕES DE CRATEÚS-CE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v10i1.6707

Resumen

A participação de licenciandos em programas de iniciação à docência, a exemplo do Programa Residência Pedagógica (PRP), configura-se como uma excelente oportunidade de qualificação da formação inicial de professores. Considerando a relevância desses programas, o objetivo deste trabalho foi analisar a contribuição do PRP na formação inicial dos estudantes de um Curso de Licenciatura em Ciências biológicas que atuaram como residentes de um subprojeto. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, de natureza descritiva e com abordagem qualitativa, sendo realizada no período de agosto de 2021 a setembro de 2022. A coleta dos dados foi realizada a partir da aplicação de um questionário disponibilizado aos licenciandos que atuaram como residentes. Todos os participantes da pesquisa afirmaram que o PRP deu uma valiosa contribuição para os seus processos formativos. Dentre as possibilidades proporcionadas pela participação no PRP, os participantes citaram: a importância das ações do programa para a postura do futuro docente; a consolidação das estratégias didáticas vivenciadas no programa, mesmo na condição desafiadora de Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a pandemia; a consolidação da relação entre teoria e prática desenvolvida ao longo do Curso de Ciências Biológicas em consonância com a participação no PRP; e a ampliação do campo das metodologias desenvolvidas durante o programa. Conclui-se que o PRP contribuiu para a melhoria da formação inicial dos licenciandos participantes desta pesquisa na medida em que desenvolveram atividades envolvendo aprendizagem crítica e dinâmicas de ensino, além de ter propiciado uma ampliação geral das competências pedagógicas dos futuros licenciandos.

Biografía del autor/a

  • Tatiane Vale Araújo, Universidade Estadual do Ceará - UECE

    Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Crateús, da Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE). Atuação como bolsista do Programa Residência Pedagógica (PRP/CAPES).

  • Fabrício Bonfim Sudério, Universidade Estadual do Ceará

    Mestre e Doutor em Bioquímica (UFC). Bacharel (UFC) e Licenciado em Ciências biológicas (UECE). Professor Associado "O" da UECE, vinculado ao Curso de Licenciatura em Ciências biológicas da FAEC/UECE. Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) e Docente Orientador do Programa Residência Pedagógica (PRP). Realizando estágio Pós-Doutoral em Educação (PPGE-UFC). Vivência anterior como Coordenador de Área no PIBID. Experiência na área de Educação, com atuação em formação docente e em pesquisas nos Ensinos de Ciências e Biologia.

Publicado

2023-05-30

Cómo citar

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NOS SERTÕES DE CRATEÚS-CE. INICIACIÓN Y FORMACIÓN DOCENTE, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 27–46, 2023. DOI: 10.18554/ifd.v10i1.6707. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/6707. Acesso em: 17 may. 2025.