RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NOS SERTÕES DE CRATEÚS-CE
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v10i1.6707Resumo
A participação de licenciandos em programas de iniciação à docência, a exemplo do Programa Residência Pedagógica (PRP), configura-se como uma excelente oportunidade de qualificação da formação inicial de professores. Considerando a relevância desses programas, o objetivo deste trabalho foi analisar a contribuição do PRP na formação inicial dos estudantes de um Curso de Licenciatura em Ciências biológicas que atuaram como residentes de um subprojeto. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, de natureza descritiva e com abordagem qualitativa, sendo realizada no período de agosto de 2021 a setembro de 2022. A coleta dos dados foi realizada a partir da aplicação de um questionário disponibilizado aos licenciandos que atuaram como residentes. Todos os participantes da pesquisa afirmaram que o PRP deu uma valiosa contribuição para os seus processos formativos. Dentre as possibilidades proporcionadas pela participação no PRP, os participantes citaram: a importância das ações do programa para a postura do futuro docente; a consolidação das estratégias didáticas vivenciadas no programa, mesmo na condição desafiadora de Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a pandemia; a consolidação da relação entre teoria e prática desenvolvida ao longo do Curso de Ciências Biológicas em consonância com a participação no PRP; e a ampliação do campo das metodologias desenvolvidas durante o programa. Conclui-se que o PRP contribuiu para a melhoria da formação inicial dos licenciandos participantes desta pesquisa na medida em que desenvolveram atividades envolvendo aprendizagem crítica e dinâmicas de ensino, além de ter propiciado uma ampliação geral das competências pedagógicas dos futuros licenciandos.
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