Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade: diálogos a partir de cooperações acadêmicas.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v9i4.6739

Resumo

Este Dossiê tem por finalidade publicar trabalhos que foram apresentados no IV Colóquio Internacional sobre Escrita, Variação e Interculturalidade: estudos e pesquisas (CIEVLI), como forma de consolidar o processo de formação de professores de forma interdisciplinar. O objetivo principal do colóquio é promover debate de temáticas que, direta ou indiretamente, estejam relacionadas à escrita, à variação linguística e à interculturalidade, e principalmente na Produção de Conhecimento.

A interdisciplinaridade surge em resposta a uma demanda atestada nas áreas de Humanidades e da Educação para superação da fragmentação e especialização do conhecimento. Trata-se, então, de um movimento que busca conjugar conhecimentos que se interseccionam em certa medida e permite, portanto, que o sujeito compreenda os conteúdos da aprendizagem de forma mais significativa, e não como blocos estanques de saberes.

Paulo Freire (1987), a esse respeito, defende a interdisciplinaridade como um processo metodológico no qual é possível construir o conhecimento do sujeito aprendiz com base em sua relação com a realidade e com a cultura que o circunscreve. Por isso, busca-se a expressão dessa interdisciplinaridade pela caracterização de dois movimentos dialéticos, o primeiro que envolve a problematização da situação a partir de como essa situação se revela na realidade do aprendiz para, feito isso, sistematizar o conhecimento de forma a integrar vários sabres necessários para a compreensão do ‘problema’. É partindo dessa visão que estabelece-se o eixo: Língua, cultura e produção de conhecimento: diálogos possíveis na universidade, tema desta edição. Afinal, a compreensão da língua e suas particularidades não se dão isolada do conhecimento da cultura e, com isso, a produção do conhecimento só se dá a partir de, pelo menos, o diálogo entre esses dois saberes.

Ainda sobre o colóquio, destaca-se que este foi um, evento promovido pelos seguintes grupos de estudos e pesquisas, cadastrados no diretório do CNPq e na UFTM: GEPADLE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso, Leitura e Escrita), liderado pela Prof.ª Dra. Marinalva Vieira Barbosa, GEPIC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Interculturalidade e Educação em Ciências), liderado pelo Prof. Dr. Danilo Seithi Kato e GEVAR (Grupo de Estudos Variacionistas) liderado pela Prof.ª Dra. Juliana Bertucci Barbosa e Prof.ª Dra Talita Marine (UFU).

Também foi realizada junto ao IV CEVLI, a III Roda de Conversa sobre Cooperação Acadêmica Brasil-África, que acontece uma vez a cada semestre. Essas conversas foram pensadas para discutir os desafios que se apresentam no processo de cooperação Brasil-África, e para esta Roda se aglutinam os Grupos de Pesquisa e Estudo em Pobreza e Cidadania (DEPEC) coordenado pela professora Maria Cristina, do curso de Serviço Social e o Grupo de Pesquisa em Educação para Profissionais da Saúde da UFTM (tem sigla?), coordenado pela professora Luciana Teixeira.

Ressalta-se que neste volume N.º4/2022, é possível encontrar textos representativos do evento supramencionado, mas, também inclui-se, à 4ª edição, artigos do  fluxo contínuo da Revista Iniciação e Formação Docente. Em resumo, o volume apresenta artigos que abordam aspectos relevantes à Educação sob óticas distintas, convidando à reflexão acerca da Educação Especial, passa pelo desafio da inserção da tecnologia na sala de aula. Ademais, chama a atenção para a legislação vigente no Estado de Minas Gerais, discutindo também perspectivas para uma Educação Libertadora. Há neste volume uma discussão robusta sobre a formação de professores na atualidade.

Na oportunidade, agradecemos aos autores que confiaram seus trabalhos a Revista e, sobretudo, um agradecimento especial aos pareceristas, os quais contribuem para o desenvolvimento de ciência de forma voluntária.

 

Biografia do Autor

  • Marcelo Alexandre Teodoro, UNIUBE/SEE-MG

    Mestre em Educação, pelo PPGE/UFTM, licenciado em Letras (Português/Espanhol) pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, atualmente é professor de Língua Portuguesa da rede estadual do Estado de Minas Gerais nas series finais do Ensino Fundamental e Médio. Supervisor do PIBID/UFTM - Núcleo de Língua Portuguesa, foi bolsista ID do PIBID-UFTM/ desde 2011,financiado pela - CAPES -ligado ao sub-projeto de língua portuguesa "A produção escrita no contexto escolar" . Faz parte do grupo de pesquisa GEVAR (Grupo de estudos variacionistas), cadastrado na plataforma Lattes e reconhecido pela instituição. Também atua na constituição de banco de dados (montagem de corpora), jornais e revistas da década de 40 da cidade de Uberaba, orientado pela Profª Dr. Juliana Bertucci Barbosa. Atua também no grupo de pesquisa GEPADLE, liderado pela Profª Dra. Marinalva Vieira Barbosa.

  • Marcus Garcia de Sene , CNP

    Doutor e mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Araraquara). Licenciado em Letras Português - Inglês pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Atualmente, é professor do curso de Letras do Centro Universitário Newton Paiva, além de membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e membro do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP). Coordena, na mesma instituição, o projeto de pesquisa "Diversidade linguística, avaliação subjetiva e respeito linguístico". Realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Roraima (UFRR). É membro colaborador do GT de Sociolinguística da ANPOLL e sócio da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN).

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade: diálogos a partir de cooperações acadêmicas. Iniciação & Formação Docente, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 1 a 2, 2022. DOI: 10.18554/ifd.v9i4.6739. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/6739. Acesso em: 5 dez. 2025.