Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade: diálogos a partir de cooperações acadêmicas.
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v9i4.6739Resumo
Este Dossiê tem por finalidade publicar trabalhos que foram apresentados no IV Colóquio Internacional sobre Escrita, Variação e Interculturalidade: estudos e pesquisas (CIEVLI), como forma de consolidar o processo de formação de professores de forma interdisciplinar. O objetivo principal do colóquio é promover debate de temáticas que, direta ou indiretamente, estejam relacionadas à escrita, à variação linguística e à interculturalidade, e principalmente na Produção de Conhecimento.
A interdisciplinaridade surge em resposta a uma demanda atestada nas áreas de Humanidades e da Educação para superação da fragmentação e especialização do conhecimento. Trata-se, então, de um movimento que busca conjugar conhecimentos que se interseccionam em certa medida e permite, portanto, que o sujeito compreenda os conteúdos da aprendizagem de forma mais significativa, e não como blocos estanques de saberes.
Paulo Freire (1987), a esse respeito, defende a interdisciplinaridade como um processo metodológico no qual é possível construir o conhecimento do sujeito aprendiz com base em sua relação com a realidade e com a cultura que o circunscreve. Por isso, busca-se a expressão dessa interdisciplinaridade pela caracterização de dois movimentos dialéticos, o primeiro que envolve a problematização da situação a partir de como essa situação se revela na realidade do aprendiz para, feito isso, sistematizar o conhecimento de forma a integrar vários sabres necessários para a compreensão do ‘problema’. É partindo dessa visão que estabelece-se o eixo: Língua, cultura e produção de conhecimento: diálogos possíveis na universidade, tema desta edição. Afinal, a compreensão da língua e suas particularidades não se dão isolada do conhecimento da cultura e, com isso, a produção do conhecimento só se dá a partir de, pelo menos, o diálogo entre esses dois saberes.
Ainda sobre o colóquio, destaca-se que este foi um, evento promovido pelos seguintes grupos de estudos e pesquisas, cadastrados no diretório do CNPq e na UFTM: GEPADLE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso, Leitura e Escrita), liderado pela Prof.ª Dra. Marinalva Vieira Barbosa, GEPIC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Interculturalidade e Educação em Ciências), liderado pelo Prof. Dr. Danilo Seithi Kato e GEVAR (Grupo de Estudos Variacionistas) liderado pela Prof.ª Dra. Juliana Bertucci Barbosa e Prof.ª Dra Talita Marine (UFU).
Também foi realizada junto ao IV CEVLI, a III Roda de Conversa sobre Cooperação Acadêmica Brasil-África, que acontece uma vez a cada semestre. Essas conversas foram pensadas para discutir os desafios que se apresentam no processo de cooperação Brasil-África, e para esta Roda se aglutinam os Grupos de Pesquisa e Estudo em Pobreza e Cidadania (DEPEC) coordenado pela professora Maria Cristina, do curso de Serviço Social e o Grupo de Pesquisa em Educação para Profissionais da Saúde da UFTM (tem sigla?), coordenado pela professora Luciana Teixeira.
Ressalta-se que neste volume N.º4/2022, é possível encontrar textos representativos do evento supramencionado, mas, também inclui-se, à 4ª edição, artigos do fluxo contínuo da Revista Iniciação e Formação Docente. Em resumo, o volume apresenta artigos que abordam aspectos relevantes à Educação sob óticas distintas, convidando à reflexão acerca da Educação Especial, passa pelo desafio da inserção da tecnologia na sala de aula. Ademais, chama a atenção para a legislação vigente no Estado de Minas Gerais, discutindo também perspectivas para uma Educação Libertadora. Há neste volume uma discussão robusta sobre a formação de professores na atualidade.
Na oportunidade, agradecemos aos autores que confiaram seus trabalhos a Revista e, sobretudo, um agradecimento especial aos pareceristas, os quais contribuem para o desenvolvimento de ciência de forma voluntária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Iniciação & Formação Docente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index