Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade: diálogos a partir de cooperações acadêmicas.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v9i4.6739

Resumo

Este Dossiê tem por finalidade publicar trabalhos que foram apresentados no IV Colóquio Internacional sobre Escrita, Variação e Interculturalidade: estudos e pesquisas (CIEVLI), como forma de consolidar o processo de formação de professores de forma interdisciplinar. O objetivo principal do colóquio é promover debate de temáticas que, direta ou indiretamente, estejam relacionadas à escrita, à variação linguística e à interculturalidade, e principalmente na Produção de Conhecimento.

A interdisciplinaridade surge em resposta a uma demanda atestada nas áreas de Humanidades e da Educação para superação da fragmentação e especialização do conhecimento. Trata-se, então, de um movimento que busca conjugar conhecimentos que se interseccionam em certa medida e permite, portanto, que o sujeito compreenda os conteúdos da aprendizagem de forma mais significativa, e não como blocos estanques de saberes.

Paulo Freire (1987), a esse respeito, defende a interdisciplinaridade como um processo metodológico no qual é possível construir o conhecimento do sujeito aprendiz com base em sua relação com a realidade e com a cultura que o circunscreve. Por isso, busca-se a expressão dessa interdisciplinaridade pela caracterização de dois movimentos dialéticos, o primeiro que envolve a problematização da situação a partir de como essa situação se revela na realidade do aprendiz para, feito isso, sistematizar o conhecimento de forma a integrar vários sabres necessários para a compreensão do ‘problema’. É partindo dessa visão que estabelece-se o eixo: Língua, cultura e produção de conhecimento: diálogos possíveis na universidade, tema desta edição. Afinal, a compreensão da língua e suas particularidades não se dão isolada do conhecimento da cultura e, com isso, a produção do conhecimento só se dá a partir de, pelo menos, o diálogo entre esses dois saberes.

Ainda sobre o colóquio, destaca-se que este foi um, evento promovido pelos seguintes grupos de estudos e pesquisas, cadastrados no diretório do CNPq e na UFTM: GEPADLE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso, Leitura e Escrita), liderado pela Prof.ª Dra. Marinalva Vieira Barbosa, GEPIC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Interculturalidade e Educação em Ciências), liderado pelo Prof. Dr. Danilo Seithi Kato e GEVAR (Grupo de Estudos Variacionistas) liderado pela Prof.ª Dra. Juliana Bertucci Barbosa e Prof.ª Dra Talita Marine (UFU).

Também foi realizada junto ao IV CEVLI, a III Roda de Conversa sobre Cooperação Acadêmica Brasil-África, que acontece uma vez a cada semestre. Essas conversas foram pensadas para discutir os desafios que se apresentam no processo de cooperação Brasil-África, e para esta Roda se aglutinam os Grupos de Pesquisa e Estudo em Pobreza e Cidadania (DEPEC) coordenado pela professora Maria Cristina, do curso de Serviço Social e o Grupo de Pesquisa em Educação para Profissionais da Saúde da UFTM (tem sigla?), coordenado pela professora Luciana Teixeira.

Ressalta-se que neste volume N.º4/2022, é possível encontrar textos representativos do evento supramencionado, mas, também inclui-se, à 4ª edição, artigos do  fluxo contínuo da Revista Iniciação e Formação Docente. Em resumo, o volume apresenta artigos que abordam aspectos relevantes à Educação sob óticas distintas, convidando à reflexão acerca da Educação Especial, passa pelo desafio da inserção da tecnologia na sala de aula. Ademais, chama a atenção para a legislação vigente no Estado de Minas Gerais, discutindo também perspectivas para uma Educação Libertadora. Há neste volume uma discussão robusta sobre a formação de professores na atualidade.

Na oportunidade, agradecemos aos autores que confiaram seus trabalhos a Revista e, sobretudo, um agradecimento especial aos pareceristas, os quais contribuem para o desenvolvimento de ciência de forma voluntária.

 

Biografia do Autor

Marcelo Alexandre Teodoro, UNIUBE/SEE-MG

Mestre em Educação, pelo PPGE/UFTM, licenciado em Letras (Português/Espanhol) pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, atualmente é professor de Língua Portuguesa da rede estadual do Estado de Minas Gerais nas series finais do Ensino Fundamental e Médio. Supervisor do PIBID/UFTM - Núcleo de Língua Portuguesa, foi bolsista ID do PIBID-UFTM/ desde 2011,financiado pela - CAPES -ligado ao sub-projeto de língua portuguesa "A produção escrita no contexto escolar" . Faz parte do grupo de pesquisa GEVAR (Grupo de estudos variacionistas), cadastrado na plataforma Lattes e reconhecido pela instituição. Também atua na constituição de banco de dados (montagem de corpora), jornais e revistas da década de 40 da cidade de Uberaba, orientado pela Profª Dr. Juliana Bertucci Barbosa. Atua também no grupo de pesquisa GEPADLE, liderado pela Profª Dra. Marinalva Vieira Barbosa.

Marcus Garcia de Sene , CNP

Doutor e mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Araraquara). Licenciado em Letras Português - Inglês pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Atualmente, é professor do curso de Letras do Centro Universitário Newton Paiva, além de membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e membro do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP). Coordena, na mesma instituição, o projeto de pesquisa "Diversidade linguística, avaliação subjetiva e respeito linguístico". Realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Roraima (UFRR). É membro colaborador do GT de Sociolinguística da ANPOLL e sócio da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN).

Downloads

Publicado

2022-12-31