O estágio supervisionado e a iniciação à docência: As tessituras de uma estagiária com a resolução de problemas
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v11i1.6770Resumo
O presente artigo é resultado de um movimento analítico das experiências de Estágio Curricular Supervisionado (ECS) do curso de Licenciatura em Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Surgiu da seguinte indagação: quais os reflexos da utilização da metodologia de resolução de problemas, durante a realização de um estágio de docência nos anos finais do Ensino Fundamental, para os processos de ensino e aprendizagem da Matemática? Partindo dessa problemática, surgida durante as observações realizadas no ECS, decidiu-se construir um projeto de intervenção didático-pedagógico, que ocorreu remotamente e mediado por tecnologias digitais, devido o período da Pandemia da Covid-19. Realizar o Estágio de forma remota foi desafiador, pois, para além dos problemas de conexão e ausência de equipamentos, comuns para alguns estudantes, os que participavam dos encontros muitas vezes não interagiam; o que nos impossibilitava, em alguns momentos, de perceber se os movimentos de aprendizagem estavam sendo satisfatórios. Destarte, com todos os desafios sinalizados, concluímos o Estágio com o sentimento de dever cumprido, sobretudo por perceber ao longo das experiências propostas o quanto o trabalho com a metodologia da Resolução de Problemas instigou os alunos a serem sujeitos críticos, propositivos, criativos nos caminhos para resolverem os problemas e coautores de sua aprendizagem.
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