O estágio supervisionado e a iniciação à docência: As tessituras de uma estagiária com a resolução de problemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v11i1.6770

Resumo

O presente artigo é resultado de um movimento analítico das experiências de Estágio Curricular Supervisionado (ECS) do curso de Licenciatura em Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Surgiu da seguinte indagação: quais os reflexos da utilização da metodologia de resolução de problemas, durante a realização de um estágio de docência nos anos finais do Ensino Fundamental, para os processos de ensino e aprendizagem da Matemática? Partindo dessa problemática, surgida durante as observações realizadas no ECS, decidiu-se construir um projeto de intervenção didático-pedagógico, que ocorreu remotamente e mediado por tecnologias digitais, devido o período da Pandemia da Covid-19. Realizar o Estágio de forma remota foi desafiador, pois, para além dos problemas de conexão e ausência de equipamentos, comuns para alguns estudantes, os que participavam dos encontros muitas vezes não interagiam; o que nos impossibilitava, em alguns momentos, de perceber se os movimentos de aprendizagem estavam sendo satisfatórios. Destarte, com todos os desafios sinalizados, concluímos o Estágio com o sentimento de dever cumprido, sobretudo por perceber ao longo das experiências propostas o quanto o trabalho com a metodologia da Resolução de Problemas instigou os alunos a serem sujeitos críticos, propositivos, criativos nos caminhos para resolverem os problemas e coautores de sua aprendizagem.

Biografia do Autor

Daniela Carvalho Leal, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia - BA, Campus VII.

Américo Junior Nunes da Silva

Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb - Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA (Uneb - Campus III). Atualmente coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) do Departamento de Educação da Uneb (DEDC7). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Foi professor e diretor escolar na Educação Básica. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Campus IX da Uneb. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, ludicidade e narrativas. Integra o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/LEPEM-Uneb) na condição de líder, é editor-chefe da Revista Baiana de Educação Matemática (RBEM) e coordenador do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática (ELEM). É membro da Comissão Nacional Editorial da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

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Publicado

2024-06-30