O USO DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA:
PERSPECTIVAS DE DOCENTES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE PORTO VELHO/RO
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v11i2.6799Resumo
O presente artigo, desenvolvido em tempos de pandemia e de ensino remoto emergencial (ERE), baseia-se em uma pesquisa que objetivou investigar percepções de professores de História do Ensino Médio da rede estadual de educação de Porto Velho acerca do uso de tecnologias móveis e suas contribuições pedagógicas para o ensino de História. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, com dados analisados à luz da análise textual discursiva. Por meio de questionário aplicado via Google Forms, professores de História de Porto Velho foram perguntados sobre acesso, posse e uso pedagógico de tecnologias móveis em suas práticas pedagógicas. Por meio da análise realizada, os dados coletados sugerem: pouco uso das tecnologias móveis em sala de aula; resistência de escolas quanto ao uso de tecnologias nos ambientes de aprendizagens; pouca evidência ao uso pedagógico das tecnologias móveis em sala de aula na formação inicial ou continuada do docente; utilização das tecnologias móveis como auxílio burocrático na prática docente e maior aceitação das tecnologias em sala de aula por professores entre 30 e 49 anos de idade.
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