A voz ancestral em nós:
produção partilhada de conhecimento na construção da BIONAS “Abya yala desde el sur com as etnias Desana e Tariana - entrevista com Maracás”
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v10i1.6828Resumo
Resumo: O presente trabalho é resultado de experiências advindas de estudos e vivências desenvolvidas na disciplina “Interculturalidade e Educação Popular: saberes afro-ameríndios decoloniais”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). A produção deste material se deu de modo intercultural com as culturas Desana, Tariana e não originária, no contexto de produção de uma Bionarrativa Social (BIONAS). As BIONAS são definidas como um Recurso Educacional Aberto, incorporando elementos multimodais para dar forma aos processos dialógicos e assíncronos vivenciados por diferentes territórios (KATO, 2020). Como metodologia utilizou-se o gênero discursivo podcast que foi elaborado por meio de captação de áudios, via plataforma Whatsapp, e por meio do programa de edição de áudios, Audacity. A produção se deu a partir da experiência, em que os participantes foram afetados por meio das vivências, possibilitando atravessamentos outros, não limitados pela fronteira colonial. Para isso, estabeleceu-se o pacto etnográfico (KOPENAWA; ALBERT, 2015), em que foram construídas alianças entre os participantes de diferentes culturas, abrindo caminhos para a troca de saberes entre as ciências da floresta e a ciência dos não indígenas. Neste sentido, estabeleceu-se a produção partilhada de conhecimento (LAZANEO, 2012), em que o saber institucional, universidade, e os saberes tradicionais, dos povos originários, se encontraram, negociaram e construíram o podcast “Abya Yala desde el Sur com as etnias Desana e Tariana – entrevista com Maracás”. O resultado deste trabalho é o produto didático - podcast, elaborado a partir do protagonismo dos Desana e Tariana, colaborando para a prática educacional antirracista e decolonial.
Palavras-chave: Educação decolonial; Bionas; Podcast intercultural; Etnia Desana; Etnia Tariana.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Iniciação & Formação Docente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index