Uma abordagem da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do novo Ensino Médio e dos Itinerários Formativos nos Cursos de Graduação em Ciências Biológicas, Química e Física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v10i2.6919Resumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) passou a vigorar para a primeira série do Ensino Médio a partir de 2022. Diante desse fato e da repercussão negativa entre os pesquisadores da área de Educação quanto ao novo modelo, o objetivo dessa pesquisa foi verificar se a BNCC, o Novo Ensino Médio e os Itinerários Formativos, vêm sendo contemplados pelos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Química e Física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Para tanto, analisamos os planos de ensino das disciplinas de natureza pedagógica dos referidos cursos, disponibilizados nos respectivos sítios eletrônicos, totalizando 36 documentos. Com base nos planos de ensino, o curso de Física da UFU pode estar atendendo aos estudantes em relação a essa importante demanda para a formação docente, o que não se pode afirmar dos demais cursos analisados. Considerando a relevância e a reação do tema na academia brasileira, consideramos que novas pesquisas são necessárias para monitorar com mais precisão o que vem ocorrendo nesses cursos.
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