Escrita de textos no ensino primário, da 4ª classe do Sumbe, Cuanza-Sul / Angola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v10i1.6991

Resumo

Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa de mestrado desenvolvida em 2019, no Programa de Mestrado em Educação Primária do Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe, Angola (ISCED). Apresenta-se uma análise de elementos coesivos e da constituição da coerência em textos produzidos por alunos do ensino primário da 4ª classe da Escola Américo Boavida do Sumbe, Cuanza-Sul-Angola. O interesse por essa temática surgiu na vivência de sala de aula, a partir da observação das dificuldades dos alunos em produzir textos coesos e coerentes, bem como da observação de que o ensino primário no Sumbe-Angola, em sua generalidade, concebe a escrita como uma atividade formal, descontextualizada, o ensino prioriza as regras gramaticais, dissociadas de seu emprego situacional no texto, ou ainda, as atividades se baseiam em reprodução de textos ilustrados pelos professores, em salas de aula. Desta inquietação, buscou-se fundamentos teóricos em materiais publicados por Fávero e Koch (2002), Antunes (2005) e Marcuschi (2010), estudiosos que tematizaram questões sobre a coesão, coerência e escrita. Com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Textual, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com o objetivo de investigar como os alunos utilizam mecanismos linguísticos, ao produzir textos, para estabelecer coesão e coerência. No desenvolvimento da pesquisa, foram selecionados, para análise, quinze textos produzidos pelos alunos público-alvo, que constituíram o corpus. Neste trabalho, apresenta-se a análise de três desses textos. O estudo demonstrou que o ensino da Língua Portuguesa, em Angola, no que se refere ao ensino de escrita, não atende às especificidades deste eixo. Compreende-se que é dispensado pouco tempo para a produção textual e não há menção à reescrita, aspectos fundamentais para o desenvolvimento das habilidades de escrita dos alunos. Isso indica a necessidade de uma reformulação tanto em relação ao tratamento do objeto, quanto em relação ao espaço conferido à escrita no trabalho docente.

Palavras-chave: Ensino da Língua Portuguesa. Ensino de escrita. Coesão. Coerência.

Biografia do Autor

Sulemi Fabiano Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Professora do Departamento de Letras, do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem e do Mestrado Profissional - ProfLetras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso - GETED. Coordenadora do Curso de Letras a distância - EAD /UFRN. Coordenadora do Curso de Especialização em Fundamentos Linguísticos para o ensino da leitura e da escrita – CEFLE. E-mail: sulemifabiano@yahoo.com.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7212-0621

Engrácia de Henriqueta João da Casta, Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe (ISCED).

Mestre em Educação Primária pelo Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe (ISCED). Professora do Ensino Primário na Escola Américo Boavida, município do Sumbe-Angola.

Valnecy Oliveira Corrêa Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Adjunta II da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Coordenadora do Curso de Letras - Português – PARFOR/UFMA. Líder do Grupos de Estudos e Pesquisas sobre o Sujeitos e suas práticas de Leitura e Escritura (GESLE). Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso (GETED). E-mail: valnecycorrea@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4906-0245.

Publicado

2023-03-30