“BEM-VINDOS À VILA DOS CRONISTAS”: UMA EXPERIÊNCIA COM O GÊNERO DISCURSIVO CRÔNICA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v10i2.7027Resumo
A escola é colocada, por vezes, em um patamar sagrado que diverge da vida cotidiana dos alunos, razão pela qual o ensino é percebido como destoante das práticas sociais. Diante dessa problemática, nos questiona Freire (2020, p.32): “[...] por que não estabelecer uma “intimidade” entre os saberes curriculares fundamentais aos alunos e a experiência social que eles têm como indivíduos?”. Este relato é fruto de uma proposta de ensino que se construiu, sobretudo, a partir do esforço de interligar a prática educativa com as vivências dos alunos, sem se perder em um ensino meramente utilitário, mas abrangendo dimensões linguísticas, literárias e humanas. Para isso, tomamos como norte o gênero discursivo crônica, que se nutre do cotidiano, a fim de compor uma sequência didática, valorizando as particularidades do gênero e sua força literária. Fundamentando-nos em Cosson (2016), organizamos o plano de aula a partir das etapas de motivação, introdução, leitura e interpretação, adaptando-as conforme desejamos. Além disso, para amparar as discussões sobre o gênero, embasamo-nos em Bakhtin (2016), Melo (2002) e Chiquim (2013). A sequência didática foi aplicada em uma turma de alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Berilo Wanderley, que se situa em Natal/RN; devido ao contexto pandêmico, as aulas ocorreram em formato remoto por meio da plataforma Google Meet. Apesar das limitações, a recepção estudantil foi positiva, de modo que percebemos a proposta como uma via eficaz de ensino sobre o gênero e de encontro com o texto literário.
Palavras-chave: Gênero crônica; letramento literário; ensino médio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Iniciação & Formação Docente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index