Quem são e o que querem? Um estudo com professores de inglês na rede Estadual em Serra Talhada

Um estudo com professores de inglês na rede Estadual em Serra Talhada

Autores

  • Larissa de Pinho Cavalcanti Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE-UAST
  • Artur Gomes da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE-UAST

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v10i2.7063

Resumo

O presente trabalho se concentra nas demandas por formação continuada dos professores de escolas da rede estadual do município de Serra Talhada, Pernambuco. Os resultados são trazidos da pesquisa desenvolvida no âmbito da Bolsa de Incentivo Acadêmico ofertada pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco desenvolvida entre 2021 e 2022, CAAEE 45833021.4.0000.9547. Com base nos estudos de Cara (2019), Catini (2019), Ialago e Duran (2008), Siqueira (2011), Souza et al. (2016), discorremos sobre a formação de professores de inglês no Brasil e o valor da formação continuada. A pesquisa de campo, conduzida por meio de entrevistas estruturadas com professores da rede estadual, buscou fazer o levantamento do perfil formativo desses educadores, bem como identificar suas demandas por formação continuada tanto na dimensão pedagógica quanto linguística. Ainda que por meio de uma amostra limitada, foi possível identificar a falha do poder público em ofertar formação continuada para a área específica de língua inglesa, por um lado, e a falta de apropriação das nomenclaturas metodológicas para nomear suas próprias necessidades pedagógicas e linguísticas.

Biografia do Autor

Larissa de Pinho Cavalcanti, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE-UAST

Larissa de Pinho Cavalcanti. Doutora em Linguística. Integrante do Grupo de Pesquisa Dadá e o NILLE, ambos da UFRPE-UAST. email larissa.cavalcanti@ufrpe.br. ORCID 0000-0002-3087-1881

Artur Gomes da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE-UAST

Artur Gomes da Silva. Discente da Licenciatura em Letras da UFRPE-UAST, bolsista do PIBID, ex-bolsista da Bolsa de Incentivo Acadêmico. E-mail:arturgomes.ufrpe.22@gmail.com. ORCID 0009-0007-99332011  

Downloads

Publicado

2023-12-31