A formação de professores e o Desenho Universal para a Aprendizagem:
Um mapeamento sistemático da literatura.
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v11i2.7267Resumo
Este estudo visa apresentar, a partir de um mapeamento sistemático da literatura científica , como o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) está relacionado ao campo de formação de professores, dando destaque à formação dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Especial. O mapeamento sistemático (FALBO et al., 2017) foi realizado nas bases Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Periódicos CAPES e na Education Resources Information Centre (ERIC). Verifica-se que o tema tem sido abordado há mais de duas décadas, relacionado inicialmente à Educação Especial, para o acompanhamento de estudantes com deficiências, surgindo na áreas do conhecimento como Ciências, Matemática, ensino de línguas e relacionado a temáticas como inclusão, vulnerabilidade social e dificuldades de aprendizagem. No Brasil, os estudos focalizam estratégias que envolvem o ensino colaborativo, com ênfase na flexibilização e na acessibilidade curricular envolvendo a formação de professores, inicial e continuada, de variadas áreas do conhecimento. No âmbito internacional, as pesquisas abrangem variadas dimensões da formação docente e apresentam temáticas que se aproximam da formação de professores da Educação Especial, envolvendo também diversas áreas do conhecimento e contextos que vão da Educação Básica ao Ensino Superior. Discute-se que o DUA, embora tenha suas origens na neurociências voltada para a tecnologia assistiva, se apresenta como uma potente proposta formativa, sugerindo novos estudos a respeito da temática no contexto geral da formação de professores.
Palavras-chave: Formação de professores; Desenho Universal para a Aprendizagem; Atendimento Educacional Especializado;
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Iniciação & Formação Docente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index