A formação de professores e o Desenho Universal para a Aprendizagem:

Um mapeamento sistemático da literatura.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v11i2.7267

Resumo

Este estudo visa apresentar, a partir de um mapeamento sistemático da literatura científica , como o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) está relacionado ao campo de formação de professores, dando destaque à formação dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Especial. O mapeamento sistemático (FALBO et al., 2017) foi realizado nas bases Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Periódicos CAPES e na Education Resources Information Centre (ERIC). Verifica-se que o tema tem sido abordado há mais de duas décadas, relacionado inicialmente à Educação Especial, para o acompanhamento de estudantes com deficiências, surgindo na áreas do conhecimento como Ciências, Matemática, ensino de línguas e relacionado a temáticas como inclusão, vulnerabilidade social e dificuldades de aprendizagem.  No Brasil, os estudos focalizam estratégias que envolvem o ensino colaborativo, com ênfase na flexibilização e na acessibilidade curricular envolvendo a formação de professores, inicial e continuada, de variadas áreas do conhecimento. No âmbito internacional, as pesquisas abrangem variadas dimensões da formação docente e apresentam temáticas que se aproximam da formação de professores da Educação Especial, envolvendo também diversas áreas do conhecimento e contextos que vão da Educação Básica ao Ensino Superior. Discute-se que o DUA, embora tenha suas origens na neurociências voltada para a tecnologia assistiva, se apresenta como uma potente proposta formativa, sugerindo novos estudos a respeito da temática no contexto geral da formação de professores.

Palavras-chave: Formação de professores; Desenho Universal para a Aprendizagem; Atendimento Educacional Especializado;

Biografia do Autor

Priscilla Mab, UFSCAR

Mestre em Educação, Professora de Apoio e Acompanhamento à Inclusão no Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão localizado na Diretoria Regional Ipiranga da Rede Municipal de Educação de São Paulo.

Izabella Mendes, UFSCAR- Universidade Federal de São Carlos - Sorocaba

Doutora em Psicologia, docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.

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Publicado

2024-12-30