Linguagem e Pensamento: Uma perspectiva Vigotskiana para a formação integral durante o processo de ensino-aprendizagem.
DOI:
https://doi.org/10.18554/ifd.v10i1.7701Resumo
Neste estudo, almejamos promover uma reflexão sobre a centralidade da linguagem na formação do pensamento e do pensamento na constituição da linguagem, destacando a perspectiva vigotskiana, que é dialética, como nosso arcabouço teórico. Para atingir esse objetivo, conduzimos uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, selecionando artigos e livros que exploram as concepções da Teoria Histórico-Cultural para embasar nossa análise. Alicerçamo-nos principalmente nos estudos e obras de Vigotski (1979, 1984, 1995, 1997, 2000, 2001) e Leontiev (1978), entre outros. A partir da análise, foi possível compreender que ao reconhecer as múltiplas linguagens e sua importância no processo de ensino-aprendizagem, evidenciamos a potencialidade do ensino tornar-se mais inclusivo e adaptável às diversidades individuais. A integração dessas linguagens não apenas enriquece a comunicação, mas também proporciona oportunidades para que cada aluno explore e expresse seu entendimento de maneiras diversas. Nossa reflexão ressalta, assim, a vitalidade da linguagem na formação integral, oferecendo subsídios valiosos para compreender como uma abordagem diversificada e consciente das linguagens contribui para o desenvolvimento cognitivo e a construção de saberes mais complexos no cenário educacional contemporâneo. Em suma, nossa pesquisa reforça a importância de uma abordagem holística da linguagem no ambiente educacional, destacando a necessidade de reconhecer e incorporar as diversas linguagens e suas formas de expressão como elementos fundamentais no processo de construção do conhecimento, de desenvolvimento e humanização do aluno.
PALAVRAS-CHAVE: educação; Teoria histórico-cultural; linguagens; ensino.
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