A UTILIZAÇÃO DE SEMINÁRIOS COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GENÉTICA.
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.771Resumo
O presente trabalho foi realizado por acadêmicos da Universidade Federal de Goiás – Campus Jataí, participantes do projeto PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência. Atualmente é notável a variedade de práticas de ensino existentes e das inúmeras maneiras de se ensinar o mesmo conteúdo de formas diferenciadas. Partindo desse ponto de vista a professora da escola campo propôs aos alunos do terceiro ano do ensino médio um seminário abordando o conteúdo de genética, onde os alunos contariam com o auxílio dos bolsistas para tirar dúvidas e na elaboração do trabalho. O presente trabalho tem como objetivo relatar uma das experiências vivenciadas pelos bolsistas Pibid, na utilização de seminários como metodologia de ensino. Para a realização do trabalho foi aplicados questionários a 30 alunos escolhidos aleatoriamente entre as duas turmas do 3ª ano do ensino médio. Foi possível notar que embora o conteúdo de genética seja considerado por muitos de difícil compreensão, os resultados obtidos com a prática de seminário, mostraram que os alunos conseguiram compreender alguns dos conceitos básicos como hereditariedade, lócus gênico, genótipo e heterozigoto. Desse modo foi possível observar que os objetivos propostos com a atividade foram alcançados, com esta metodologia de ensino.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index