A UTILIZAÇÃO DE SEMINÁRIOS COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GENÉTICA.

Autores

  • Vaneska Aparecida Borges

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.771

Resumo

O presente trabalho foi realizado por acadêmicos da Universidade Federal de Goiás – Campus Jataí, participantes do projeto PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência. Atualmente é notável a variedade de práticas de ensino existentes e das inúmeras maneiras de se ensinar o mesmo conteúdo de formas diferenciadas. Partindo desse ponto de vista a professora da escola campo propôs aos alunos do terceiro ano do ensino médio um seminário abordando o conteúdo de genética, onde os alunos contariam com o auxílio dos bolsistas para tirar dúvidas e na elaboração do trabalho. O presente trabalho tem como objetivo relatar uma das experiências vivenciadas pelos bolsistas Pibid, na utilização de seminários como metodologia de ensino. Para a realização do trabalho foi aplicados questionários a 30 alunos escolhidos aleatoriamente entre as duas turmas do 3ª ano do ensino médio. Foi possível notar que embora o conteúdo de genética seja considerado por muitos de difícil compreensão, os resultados obtidos com a prática de seminário, mostraram que os alunos conseguiram compreender alguns dos conceitos básicos como hereditariedade, lócus gênico, genótipo e heterozigoto. Desse modo foi possível observar que os objetivos propostos com a atividade foram alcançados, com esta metodologia de ensino.

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Publicado

2014-09-28

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino