A PERIFERIA COMO LUGAR DE EXISTÊNCIA SOCIAL DOS JOVENS E O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO PERIPHERY AS A PLACE OF SOCIAL EXISTENCE OF YOUTH AND PROCESS SCHOOLING
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.773Resumo
Resumo
No presente trabalho busca-se analisar a condição de jovens residentes na região leste da cidade de Goiânia, estudantes ou evadidos da escola, oriundos de famílias que possuem uma experiência recente de escolarização e de pais que exercem ocupações profissionais de natureza manual. Procura-se entender a relação que dois grupos de jovens pertencentes à camada de habitantes em bairros da periferia, situados na região leste de Goiânia, estabelecem com a escola. Analisam-se os processos formativos em que os jovens estão inseridos e os sentidos que atribuem à educação escolar.
Palavras-chave: juventudes; cidade; periferia; escolarização.
Abstract
In this paper we seek to examine the condition of young residents in the eastern region of the city of Goiania, students or out of school, from families who have a recent experience of schooling and parents engaged in manual occupations nature. It seeks to understand the relationship that two groups of young people belonging to layer in peripheral neighborhoods, located in the eastern region of Goiânia, established with the school. Analyzes the formative processes in which young people entered and the meanings that attach to education.
Keywords: youths; city; suburbs; schooling.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index