AS CIÊNCIAS HUMANAS NO NOVO ENEM: ORIENTAÇÃO DE ESTUDO E ENSINO POR UMA PERSPECTIVA DE TEMAS REINCIDENTES.

Autores

  • Luiz Claudio FERRAZ UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.791

Resumo

 O presente trabalho busca analisar como o conhecimento referente a ciências humanas tem sido cobrado no novo modelo de Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O Enem em 2009 passou por uma reformulação, e mesmo no cenário de heterogeneidade e deficiência que a educação vivencia em escala nacional, sua utilização foi autorizada pelo Ministério da Educação como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais. A partir de uma análise realizada nas provas do Novo Enem (2009, 2010, 2011 e 2012), foi observado que as questões referentes às ciências humanas possuem características comuns ano após ano. Em sentido de contribuir com o estudo dos vestibulandos e de orientar os docentes, os estudos teóricos e os dados coletados na pesquisa permitiram comparar, elaborar hipóteses e organizar/sistematizar os principais temas recorrentes nas avaliações. 

Biografia do Autor

Luiz Claudio FERRAZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Instituto de Geociências - Geografia

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Publicado

2014-09-28

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino