AS CIÊNCIAS HUMANAS NO NOVO ENEM: ORIENTAÇÃO DE ESTUDO E ENSINO POR UMA PERSPECTIVA DE TEMAS REINCIDENTES.

Autores

  • Luiz Claudio FERRAZ UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.791

Resumo

 O presente trabalho busca analisar como o conhecimento referente a ciências humanas tem sido cobrado no novo modelo de Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O Enem em 2009 passou por uma reformulação, e mesmo no cenário de heterogeneidade e deficiência que a educação vivencia em escala nacional, sua utilização foi autorizada pelo Ministério da Educação como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais. A partir de uma análise realizada nas provas do Novo Enem (2009, 2010, 2011 e 2012), foi observado que as questões referentes às ciências humanas possuem características comuns ano após ano. Em sentido de contribuir com o estudo dos vestibulandos e de orientar os docentes, os estudos teóricos e os dados coletados na pesquisa permitiram comparar, elaborar hipóteses e organizar/sistematizar os principais temas recorrentes nas avaliações. 

Biografia do Autor

  • Luiz Claudio FERRAZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
    Instituto de Geociências - Geografia

Downloads

Publicado

2014-09-28

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino

Como Citar

AS CIÊNCIAS HUMANAS NO NOVO ENEM: ORIENTAÇÃO DE ESTUDO E ENSINO POR UMA PERSPECTIVA DE TEMAS REINCIDENTES. Iniciação & Formação Docente, [S. l.], v. 1, n. 1, 2014. DOI: 10.18554/i&fd.v1i1.791. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/791. Acesso em: 18 maio. 2025.