JOGO DIDÁTICO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • viviane Mendonça Soares FFP-UERJ e CAPES

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i2.792

Resumo

A relação entre problemas socioambientais, o desconhecimento dos mesmos e a desvalorização da região onde se reside agravam esta problemática que pode ser minimizada através da conscientização das pessoas sobre a importância do meio ambiente. Na cidade de São Gonçalo no Estado do Rio de Janeiro, seus habitantes desconhecem sua situação ambiental e, devido a isso, não possui muitas atividades ou políticas para recuperação, manutenção ou preservação de áreas naturais que melhorem a qualidade de vida de seus cidadãos. Este projeto teve por objetivo a produção de práticas de Educação Ambiental que discutem situações que ocorrem no município. Foi produzido e aplicado um jogo didático com perguntas que estimulassem o debate sobre temáticas ambientais regionais. As atividades com a duração de, aproximadamente, 1 hora-aula cada totalizando 10 horas de efetivo trabalho incluindo os momentos de preparação das mesmas foram realizadas com 100 alunos da rede pública estadual do Rio de Janeiro em escolas situadas nos bairros de Santa Isabel e Coelho. Suas opiniões foram analisadas de acordo com a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), produzindo 43 discursos. As análises realizadas evidenciaram desconhecimentos profundos sobre a realidade local dos educandos e conhecimentos semelhantes foram identificados nos discursos dos alunos.

Biografia do Autor

viviane Mendonça Soares, FFP-UERJ e CAPES

Professora de educação básica desde 2009 da rede pública estadual do RJ. BOLSISTA PIBID-CAPES DESDE 2011. MESTRANDA EME NSINO DE CIENCIAS AMBIENTE E SOCIEDADE FFP UERJ

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Publicado

2015-08-03

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino