PRODUÇÃO DE RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID PUC-MINAS
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.796Resumo
A formação de professores é hoje uma das principais preocupações das políticas públicas direcionadas à educação. Diante dessa tendência, surge também outra necessidade, reestruturar e reelaborar os processos/práticas envolvidos nessa formação, tanto inicial quanto continuada.
Para tanto, o presente trabalho apresenta as narrativas autobiográficas de experiências escolares como uma possibilidade para o processo formativo dos professores, enfatizando nossa experiência com esse tipo de produção através de nossa participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência(PIBID), na PUC Minas.
Tais registros foram analisados a partir de uma abordagem embasada no materialismo histórico dialético, utilizando a revisão bibliográfica como estratégia de diálogo com os textos elaborados, abrindo possibilidades de vincular o conhecimento surgido na própria ação e espaço em questão, referentes à narrativa, ao conhecimento “teórico” e às suas próprias experiências já vividas.
A análise desses registros nos permitiu ampliar a importância desse processo na identificação e reflexão sobre os dilemas vivenciados no cotidiano escolar, contribuindo para superar e ressignificar a prática docente instrumentalista, na qual o professor é reprodutor dos conteúdos ensinados nos cursos de formação em Educação Física.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index