CADERNO GEOGRÁFICO DA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL DILMA LÚCIA DOS SANTOS
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.803Resumo
Este artigo apresenta e discute a construção de um material didático para acervo da escola, o Caderno Geográfico da Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos. A escola está localizada no bairro da Armação, município de Florianópolis. A elaboração do Caderno foi uma das atividades desenvolvidas no PIBID Geografia da UFSC, composta por estudantes da graduação, professores e coordenador do projeto. O objetivo foi produzir um material didático para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Os eixos temáticos abordados contemplam o processo de ocupação e transformação dos espaços locais, os aspectos físicos e os ambientes naturais protegidos inseridos no entorno da escola, de forma a caracterizar e compreender o espaço geográfico da localidade. Com o intuito de construir conhecimentos significativos para os alunos e para a comunidade, que auxiliem a compreender e intervir no mundo em que vivem, por meio de estratégias que valorizem os seus conhecimentos prévios e introduzam a construção de um olhar investigativo e analítico acerca do tempo e do espaço. A elaboração do Caderno foi desenvolvido em diversas etapas, desde o planejamento, escolha dos eixos temáticos, levantamento bibliográfico, cartográfico, documental, pesquisas de campo, até a elaboração dos textos, análise e a revisão final.
Palavras-chave: Caderno Geográfico; Eixos temáticos; Pesquisa; Geografia; Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index