A IMPORTÂNCIA E CONCEPCAO DA MONITORIA DO ESTAGIO SUPERVISIONADO PARA ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i2.811Resumo
A monitoria do estágio supervisionado pode ser entendida como um procedimento pedagógico, que permite aos alunos conhecer o universo de seu futuro campo de atuação. Objetivou-se conhecer e comparar a percepção dos alunos em relação ao desempenho dos monitores nas atividades desenvolvidas nas disciplinas de Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado III. Adotou-se o método quantitativo com aplicação de questionário estruturado. Os alunos (83% - Estágio I; 82% - Estágio III) informaram que só procuram os monitores em épocas de provas e no prazo da entrega dos relatórios da disciplina. Constatou-se também que a maior dificuldade dos alunos, de ambas as turmas, em buscarem o atendimento da monitoria deve-se a incompatibilidade de seus horários com os disponibilizados pelos monitores (54% - Estágio I; 52% - Estágio III). Os alunos questionados, de ambas as turmas, acham importante a participação dos monitores nas disciplinas de estágio para auxiliar o professor nas atividades teóricas e/ou práticas (54% - Estágio I; 64% - Estágio III). Dessa forma, conclui-se que a monitoria acadêmica exercida pelos monitores nas disciplinas de estágio I e III, contribui para aprimorar o ensino-aprendizagem dos alunos.
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