FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA NA VISÃO DE UMA BOLSISTA DO PIBID: REFLEXÕES QUE RESIGNIFICAM A DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.813Resumo
O presente texto apresenta-se como uma possibilidade de ampliar a problematização acerca da formação de professores de Química na Universidade Federal de Mato Grosso. Com o objetivo de compreender as formas de engajamento na formação docente, ressaltam-se as reflexões de uma ex pibidiana do campus Cuiabá que, ao encerrar sua participação no programa, percebe a necessidade de fazer uma avaliação do processo, de sua atuação e do próprio programa. Com a maturidade acadêmica em desenvolvimento, indicados pelas leituras e pesquisas propositivas, ela destaca em uma narrativa escrita, o envolvimento e o enfrentamento das resistências encontradas tanto na escola quanto na própria universidade. Valoriza a experiência dando um novo significado à docência na educação básica. Como ex-pibidiana, mostra que é possível ler a realidade escolar de forma diferenciada e recomenda a continuidade do programa enfatizando que este pode ser um lócus privilegiado da discussão em torno do valor do professor de Química para a formação de uma sociedade que se quer alfabetizada cientificamente. A partir da análise da narrativa escrita, da convivência e da interação com o grupo de bolsistas conclui-se que o tempo de bolsista no programa PIBID fortaleceu as expectativas relacionadas ao exercício da docência e lhe permitiu decidir de forma segura o momento de ingressar em outro laboratório, agora como bolsista PIBIC. Sua expectativa, no entanto, é analisar questões didático-pedagógicas da formação docente, uma proposta que a impulsiona para a produção do trabalho de conclusão de curso na licenciatura em Química.
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