INTEGRAÇÃO NO PIBID: CORRIDA INTERCOLEGIAL DE “CARRINHOS DE RATOEIRA”

Autores

  • Diana Esther Tuyarot de Barci Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais campus Juiz de Fora
  • Maria das Graças de Oliveira Escola Estadual Almirante Barroso

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.816

Resumo

Embasada nos Principios da Aprendizagem Significativa Crítica propostos por M. A. Moreira a atividade proposta perpassou a sala de aula para gerar uma integração  entre discentes da licenciatura; supervisores e coordenador de área do PIBID; alunos do ensino medio; professores do ensino básico; diretores; pedagogos; funcionários das escolas; graduandos de outras áreas  e outros interessados. O projeto foi desenvolvido durante cinco mêses. Consistiu na construção, pelos bolsistas e alunos, de um carrinho movido a ratoeira. Após a corrida os alunos responderam a entrevista semi-estruturada e elaboraram relatórios. Os resultados obtidos geraram varios impactos, dentre eles, ocasião para os bolsistas de coordenar grupos de varias turmas, construir instrumentos de avaliação,  analizar relatórios. Para a supervisão, oportunidade de integração e interação com as outras escolas participantes do PIBID. Aos alunos do ensino médio possibilidade de socialização com os alunos das outras series e turmas, participação a jovens que habitualmente são desinteressados pela disciplina, visitas a outras escolas. Para a coordenação produção de atividade no tripê ensino-pesquisa-extensão além de incorporação de outros colaboradores, professores de outras disciplinas.

Biografia do Autor

  • Diana Esther Tuyarot de Barci, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais campus Juiz de Fora

    Doutora em Física

    Professora EBTT Área Física

    Depto de Educação e Ciências

  • Maria das Graças de Oliveira, Escola Estadual Almirante Barroso
    Professora de Física do Ensino Médio.

Publicado

2014-09-14

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino

Como Citar

INTEGRAÇÃO NO PIBID: CORRIDA INTERCOLEGIAL DE “CARRINHOS DE RATOEIRA”. Iniciação & Formação Docente, [S. l.], v. 1, n. 1, 2014. DOI: 10.18554/i&fd.v1i1.816. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/816. Acesso em: 17 maio. 2025.