CONHECENDO E INTERAGINDO COM AS PLANTAS DO NOSSO PLANETA: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PIBID-PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.829Resumo
RESUMO: O PIBID da Pedagogia da Universidade Regional de Blumenau – FURB visa contribuir com os processos de alfabetização e de letramento de crianças que frequentam escolas públicas. A sustentação teórica da experiência pauta-se principalmente nas ideias de Soares (2003), Vygotsky (1998) e Kleiman (2005) que defendem a perspectiva de alfabetizar letrando. A escola contemplada com esta experiência foi a Escola de Educação Básica Victor Hering e a turma do segundo ano do Ensino Fundamental. A organização do trabalho se deu por meio de projetos e o tema do mesmo foi escolhido pelas crianças da turma. O grande interesse das crianças era sobre as plantas e estabelecemos uma relação com o objetivo geral do projeto PIBID que é o desenvolvimento dos processos de alfabetização e letramento. Os trabalhos que tiveram maior interesse das crianças foram as experiências com as plantas, onde ocorreram: plantação de mudas de alfaces, plantação de sementes de alpiste para criação de bonecos, e por fim a visita a uma floricultura onde as crianças saíram com mudas para o plantio no jardim da escola. A escrita entrou de modo efetivo, sendo que as crianças deveriam refletir sobre as vivências ocorridas relatando-as. O projeto nos proporcionou, enquanto acadêmicas do curso de Pedagogia da FURB, a experiência na iniciação do trabalho docente.
PALAVRAS-CHAVE: PIBID; PEDAGOGIA; ALFABETIZAR E LETRAR; PRÁTICAS EDUCATIVAS; PLANTAS.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index