RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA FCT- UNESP.
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.834Resumo
Este trabalho apresenta resultados do Subprojeto PIBID de Educação Física da FCT/UNESP de Presidente Prudente que teve como objetivo central a formação inicial diferenciada dos licenciandos e continuada dos professores das escolas parceiras, a partir da valorização da infância e da Cultura Corporal de Movimento. A metodologia pautou-se em pressupostos da pesquisa-intervenção e permitiu a estreita relação entre teoria e prática e transformação na realidade estudada. O referencial teórico baseou-se em documentos oficiais, autores da área da Educação Física, Educação e Infância que permitiram um suporte teórico atualizado e interdisciplinar. Como resultados destacam-se a necessidade de buscar e discutir bibliografias a partir do surgimento de problemáticas na prática educativa, fato que implicou positivamente nas atitudes dos alunos bolsistas em relação à atuação docente. As análises sublinharam, também, a Educação Física como essencial à contemplação da globalidade do desenvolvimento da criança e a urgência em se considerar a infância como categoria social nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por fim, os resultados demonstraram a relevância do PIBID como uma alternativa que qualifica a formação inicial, ao inserir o graduando no âmbito escolar com suporte e condições que permitem um conhecimento amplo da realidade educacional e dos desafios da profissão de professor.
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