ALERGIA E PREVENÇÃO NA ESCOLA: FORMAÇÃO DOCENTE E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.843Resumo
As doenças alérgicas constituem um problema de saúde pública no Brasil e no mundo, principalmente entre crianças em idade escolar. A alergia é desencadeada principalmente por alérgenos presentes nas fezes de ácaros da poeira domiciliar e nos pelos de animais domésticos, os quais são responsáveis pelo desencadeamento de asma e/ou rinite alérgica em indivíduos geneticamente predispostos. O objetivo geral desse projeto foi promover a saúde, a educação e a cidadania no ensino superior e no ensino fundamental. Em 2012, o projeto Conhecendo a alergia: aspectos ecológicos, imunológicos e preventivos, cadastrado junto à PROEXT/UFTM, foi desenvolvido por quatro licenciandos em Ciências Biológicas/UFTM sob coordenação de um professor de Imunologia. As atividades foram desenvolvidas numa escola pública de Uberaba e teve como público alvo 42 crianças do ensino fundamental. Neste projeto conhecimentos básicos sobre a alergia e medidas de prevenção foram apresentados e discutidos. Como objetivo específico o projeto procurou sensibilizar os indivíduos para a adoção de medidas preventivas que reduzam a exposição alergênica a ácaros da poeira domiciliar. Todas as atividades foram realizadas por meio de brincadeiras, discussões, jogos e visita orientada aos laboratórios da UFTM. As atividades realizadas mostraram-se significativas pois despertaram a curiosidade e o interesse dos alunos sobre noções de imunologia, fontes de alergia, biologia de ácaros e prevenção das alergias. O projeto propiciou aos graduandos o desenvolvimento de competências, tais como planejamento e execução de aulas expositivas dialogadas, elaboração e aplicação de atividades lúdicas, confecção de material didático-instrucional, trabalho em equipe, além de estimular o pensamento crítico-reflexivo em relação aos conteúdos relacionados à alergia e prevenção.
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