INTERARTE – UMA EXPERIÊNCIA DE APROXIMAÇÃO DISCENTE E DOCENTE COM O MEIO ARTÍSTICO
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.847Resumo
O subprojeto Encenando o Texto propõe uma nova diretriz para o ensino interdisciplinar de língua portuguesa e a artes com o tema transversal educação ambiental, proporcionando uma percepção direta dos estudantes permitindo-os transformarem a realidade por meio do conhecimento e expressarem-se através da construção da linguagem verbal e cênica. O Interarte, ação deste subprojeto, surgiu após a detecção, por vivência acadêmica no meio escolar, da carência que os alunos tinham com relação à arte. O 1º e 2º Interarte foram divididos em três partes iniciando com as apresentações artísticas, em seguida dando continuidade com as oficinas e por fim a socialização do que foi aprendido. O processo de criação do espetáculo final com as turmas dos 9º anos em que os acadêmicos estavam na regência da disciplina de artes, o 3º Interarte, foi à produção e montagem do espetáculo a partir dos textos produzidos pelos alunos. Todos estes procedimentos proporcionaram aos estudantes desenvolver habilidades e competências nas temáticas trabalhadas, no que tange a historicidade de cada tema e as vivências corporais diversificadas, pautadas num processo criativo e sócio-cognitivo, consignados numa proposta de integração social e aproximação com o meio artístico.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index