O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS ATIVIDADES DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ESCRITA E ORAL

Autores

  • Maristela da Silva Pinto Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Debora Ribeiro Zoletti Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
  • Viviane Conceição Antunes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Aline Pimenta Tomaz Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Jéssica Mendonça Bastos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Priscilla Miranda Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i2.848

Resumo

As reflexões expostas neste texto são fruto de pesquisas do subprojeto PIBID/UFRRJ – O uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas aulas de E/LE: um diálogo entre escola e universidade, em que foram desenvolvidas atividades didáticas de compreensão e produção escrita e oral de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) a serem aplicadas no Ensino Fundamental e Médio através de uma Plataforma Virtual. O objetivo da aplicação das atividades, propostas em uma base digital, é proporcionar a motivação no ensino e na aprendizagem de E/LE, promovendo a compreensão e a produção escrita e oral, bem como a formação cidadã dos aprendizes de língua estrangeira. Além disso, buscamos promover, efetivamente, a ampliação das referidas habilidades em E/LE, a partir de um olhar reflexivo sobre temas ancorados no princípio de transversalidade, valorizado pelos documentos norteadores da educação brasileira, como a LDB (9.394/96), os PCN (1998) e as OCN (2006). Em pleno século XXI, nos cabe ver nas tecnologias ferramentas que possam auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, principalmente no que tange ao ensino de línguas estrangeiras, pois nos permite acessar e conhecer a cultura e a língua do outro, de diferentes formas, com maior agilidade e pertinência.

Biografia do Autor

Maristela da Silva Pinto, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Doutora de Fonética e Fonologia do Espanhol na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Debora Ribeiro Zoletti, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Professora Doutora de Sintaxe do ESpanhol na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Viviane Conceição Antunes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Doutora do Ensino de Cultura Hispânica na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Aline Pimenta Tomaz, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Sintaxe do Espanhol

Jéssica Mendonça Bastos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Fonética e Fonologia do Espanhol

Priscilla Miranda, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Sintaxe do Espanhol

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Publicado

2015-08-08

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino