O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS ATIVIDADES DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ESCRITA E ORAL

Autores

  • Maristela da Silva Pinto Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Debora Ribeiro Zoletti Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
  • Viviane Conceição Antunes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Aline Pimenta Tomaz Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Jéssica Mendonça Bastos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Priscilla Miranda Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i2.848

Resumo

As reflexões expostas neste texto são fruto de pesquisas do subprojeto PIBID/UFRRJ – O uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas aulas de E/LE: um diálogo entre escola e universidade, em que foram desenvolvidas atividades didáticas de compreensão e produção escrita e oral de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) a serem aplicadas no Ensino Fundamental e Médio através de uma Plataforma Virtual. O objetivo da aplicação das atividades, propostas em uma base digital, é proporcionar a motivação no ensino e na aprendizagem de E/LE, promovendo a compreensão e a produção escrita e oral, bem como a formação cidadã dos aprendizes de língua estrangeira. Além disso, buscamos promover, efetivamente, a ampliação das referidas habilidades em E/LE, a partir de um olhar reflexivo sobre temas ancorados no princípio de transversalidade, valorizado pelos documentos norteadores da educação brasileira, como a LDB (9.394/96), os PCN (1998) e as OCN (2006). Em pleno século XXI, nos cabe ver nas tecnologias ferramentas que possam auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, principalmente no que tange ao ensino de línguas estrangeiras, pois nos permite acessar e conhecer a cultura e a língua do outro, de diferentes formas, com maior agilidade e pertinência.

Biografia do Autor

  • Maristela da Silva Pinto, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
    Professora Doutora de Fonética e Fonologia do Espanhol na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
  • Debora Ribeiro Zoletti, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
    Professora Doutora de Sintaxe do ESpanhol na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Viviane Conceição Antunes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
    Professora Doutora do Ensino de Cultura Hispânica na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Aline Pimenta Tomaz, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
    Sintaxe do Espanhol
  • Jéssica Mendonça Bastos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
    Fonética e Fonologia do Espanhol
  • Priscilla Miranda, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
    Sintaxe do Espanhol

Downloads

Publicado

2015-08-08

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino

Como Citar

O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS ATIVIDADES DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ESCRITA E ORAL. Iniciação & Formação Docente, [S. l.], v. 1, n. 2, 2015. DOI: 10.18554/i&fd.v1i2.848. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/848. Acesso em: 13 maio. 2025.