O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS ATIVIDADES DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ESCRITA E ORAL
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i2.848Resumo
As reflexões expostas neste texto são fruto de pesquisas do subprojeto PIBID/UFRRJ – O uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas aulas de E/LE: um diálogo entre escola e universidade, em que foram desenvolvidas atividades didáticas de compreensão e produção escrita e oral de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) a serem aplicadas no Ensino Fundamental e Médio através de uma Plataforma Virtual. O objetivo da aplicação das atividades, propostas em uma base digital, é proporcionar a motivação no ensino e na aprendizagem de E/LE, promovendo a compreensão e a produção escrita e oral, bem como a formação cidadã dos aprendizes de língua estrangeira. Além disso, buscamos promover, efetivamente, a ampliação das referidas habilidades em E/LE, a partir de um olhar reflexivo sobre temas ancorados no princípio de transversalidade, valorizado pelos documentos norteadores da educação brasileira, como a LDB (9.394/96), os PCN (1998) e as OCN (2006). Em pleno século XXI, nos cabe ver nas tecnologias ferramentas que possam auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, principalmente no que tange ao ensino de línguas estrangeiras, pois nos permite acessar e conhecer a cultura e a língua do outro, de diferentes formas, com maior agilidade e pertinência.Downloads
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