‘SUPER TABELA’: UMA SEQUENCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.852Resumo
O presente estudo buscou analisar a construção do conhecimento sobre tabela periódica a partir de uma sequência didática aplicada aos alunos do 9º ano de uma escola pública de Bragança-Pará. A pesquisa ocorreu em três etapas, na primeira etapa foi aplicado um questionário inicial e logo após a ministração de aula introdutória sobre TP. Na segunda etapa, houve o aprofundamento sobre o conteúdo de TP e orientação e sorteio dos grupos para construção da “Super Tabela”. Na terceira etapa ocorreu a construção da ‘Super Tabela?, em seguida foi aplicado um questionário final. Nos resultados sobre os conhecimentos prévios dos alunos identificamos que os estudantes deram respostas vagas ou demonstram pouco domínio do conteúdo. Com relação à aprendizagem, após a SD verificamos que os alunos foram capazes de responder corretamente às questões relativas a tabela periódica. Os alunos mencionaram que gostaram de participar da realização da SD. Consideramos que a aplicação da SD a partir do método lúdico para a construção da ‘Super Tabela? os alunos interagiram uns com outros e conseguiram assimilar o conteúdo.Downloads
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