Leitura e teoria literária em sala de aula: a formação da criticidade no leitor
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i2.856Resumo
A presença de estudantes iniciantes do ensino médio que não têm por hábito a leitura para a absorção e construção de conhecimentos aponta que novos métodos e metodologias precisam ser implantados a fim de se tentar criar gradativamente o hábito da leitura entre eles. Esta pesquisa, realizada em uma escola estadual no Vale do Paraíba, com estudantes do primeiro ano do ensino médio, apresenta metodologias atualizadas para o ensino da Literatura de uma maneira dinamizada e interativa, visando à formação de um leitor crítico. Com atividades e debates coletivos voltados às discussões em torno de um conto ou crônica, os alunos, a partir de uma leitura sistematizada e bem trabalhada em sala de aula, reescreveram o texto de acordo com perspectivas pessoais. Após discussões sobre a leitura, os alunos se portaram como “escritores” e continuaram o objeto de leitura, respeitando as particularidades do autor da obra original. Desse modo, exercitaram suas capacidades ortográficas, de coesão e coerência textual, preocupados com a publicação dos textos em uma coletânea digital, produto final deste projeto de pesquisa.
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