GENERO TEXTUAL POESIA COM CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.858Resumo
Esta experiência foidesenvolvida por meio do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciaçãoà Docência, particularmente no subprojeto de Pedagogia que tem como proposta alfabetizar letrando. A experiência aqui socializada foi desenvolvida no primeiro semestre de 2013, com os alunos do 2° ano do Ensino Fundamental, na Escola Básica Estadual Victor Hering. O projeto denominado Poesias foi desenvolvido em forma de sequência didática, e o tema foi sugerido pela professora da turma a partir de observações do interesse manifestado pelas crianças por este gênero textual. Como sustentação teórica, alicerçamos a prática pedagógica principalmente nos estudos de Vygostky (1997), Smolka(1998), Soares (2003) e Kleiman (1998). Iniciamos o projeto fazendo uma sondagem do que as crianças sabiam sobre poesias e a partir de seus conhecimentos prévios planejamos o desenvolvimento do projeto. O projeto teve aduração de cinco meses e contemplou estudos sobre o que é poesia, mapa conceitual, características das poesias, estrutura de uma poesia, estudo sobrepoetas brasileiros, elaboração de poesias pelas crianças e culminou com a apresentação de um sarau de poesias para os pais e comunidade escolar. Como registro da vivência, construímos ao final o livro das descobertas da turma onde constam pesquisas e produções poéticas dos alunos. PALAVRAS-CHAVE: PIBID;PIBID PEDAGOGIA; POESIAS; ALFABETIZAÇÃO; LETRAMENTO.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index