VIDA, ARTE, ESCOLA: CONFLUÊNCIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE NO PIBID ARTES VISUAIS- IFCE.

Autores

  • Maira Gutierres Gonçalves Universidade Estadual do Ceará -UECE/ Instituto Federal de Ciência Educação e Tecnologia-IFCE
  • Gilberto Andrade Machado Instituto Federal de Ciência Educação e Tecnologia-IFCE

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.862

Resumo

O trabalho aqui apresentado pretendediscutir as relações que permeiam a formação inicial doartista-professor-pesquisador em Artes Visuais, dessa forma, procura-seinvestigar de que forma o Licenciando em Artes Visuais do Instituto Federal deCiência e Tecnologia do Ceará - IFCE e especificadamente o bolsista do ProgramaInstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID Artes Visuais serelaciona com o espaço escolar, como desenvolve projetos e metodologias a seremexperimentadas em sala de aula. Buscamos nas concepções de A. Nóvoa (1997)sobre a metodologia da pesquisa (auto)biográfica uma forma de dar corpo a esseestudo por meio narrativa de três bolsistas ID Iniciação à Docência  Ao narrar suas experiências, os bolsistasidentificaram dificuldades e acerto no processo da docência, dessa forma,torna-se então um estudo com perspectivas investigativas e formativas concomitante. Apresenta-se então,três diferentes formaspara se trabalhar fotografia na escola a partir da pratica docenteexperimentada nas possibilidades do Programa PIBID Artes Visuais-IFCE.Palavras-chave: Formação de Professor; Artes Visuais; PIBID

Biografia do Autor

Maira Gutierres Gonçalves, Universidade Estadual do Ceará -UECE/ Instituto Federal de Ciência Educação e Tecnologia-IFCE

Licenciada em Artes Visuais pelo IFCE, Aluna Especial do Programa de Pós Graduação em Educação, UECE. Pesquisadora do IRIS - Grupo de Estudos da Formação de Professores de Artes Visuais.Professora Colaboradora PIBID Artes Visuais IFCE.

Gilberto Andrade Machado, Instituto Federal de Ciência Educação e Tecnologia-IFCE

Bacharel em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1983), Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2002) e Doutor em Educação  Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2008). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, lecionando no curso de  Licenciatura em Artes Visuais.  Coordena o IRIS - Grupo de Estudos da Formação de Professores de Artes Visuais. Coordenou o subprojeto de Artes Visuais PIBID/IFCE. Coordenador de área de gestão de processos educacionais PIBID/IFCE

Downloads

Publicado

2014-09-28

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino