O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Eneida Martins de Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Bruna Costa Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Jullyana Queiroz Aragão Sá Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i2.863

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem precisa estar voltado para a formação do indivíduo, a fim de que ele seja capaz de interagir no meio social. Assim sendo, é necessário o professor inserir, em suas práticas de ensino, propostas que possam atender as novas demandas da formação do aluno, levando em consideração que as práticas sociais sofreram mudanças com o advento dos avanços tecnológicos, resultando em uma apropriação, pela maioria das pessoas, das novas formas de leitura e escrita. Esta pesquisa tem o objetivo de propor a aplicação de situações didáticas por meio das quais advenham possibilidades de se trazer para o meio educativo circunstâncias que envolvam as novas tecnologias de leitura e escrita, sendo essas entendidas como portadoras de sentidos e como um meio em que se produzam saberes e informações a serem exploradas pelos sujeitos aprendentes. Para tanto, deter-nos-emos no uso das redes sociais, blogs e sites que permitem o acesso a textos virtuais, funcionando como fonte de pesquisa. Como referencial teórico, nos pautamos nas ideias defendidas por BRAGA, 2007; GALLI, 2004; SOARES, 2002 e XAVIER, 2005, que trazem como base do ensino-aprendizagem, na atualidade, a formação do sujeito que está vivenciando os avanços das tecnologias de informação e comunicação.

Biografia do Autor

Eneida Martins de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

possui graduação em Bacharelado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1973), graduação em Licenciatura em Letras pela Faculdade de Filosofia do Recife (1974), Mestrado em Linguistica pela Universidade de Brasilia (1981), e Doutorado em Lingüística pela Universidade Federal da Paraíba (2009) . É professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Lingüística e língua portuguesa, atuando na área de ensino de língua portuguesa, com trabalhos voltados para a leitura e produção textual no ensino universitário. No doutorado trabalhou com a multimodalidade e as práticas de letramento.

Bruna Costa Silva, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Letras (habilitação em Lingua Portuguesa), na universidade Federal da Paraiba. Tem experiencia na area de linguistica, com enfase em analise linguistica e linguistica textual.

Jullyana Queiroz Aragão Sá, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Letras (habilitação em Lingua Portuguesa), na universidade Federal da Paraiba. Tem experiencia na area de linguistica, com enfase em leitura e produção textual

Downloads

Publicado

2015-08-14

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino