O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i2.863Resumo
O processo de ensino-aprendizagem precisa estar voltado para a formação do indivíduo, a fim de que ele seja capaz de interagir no meio social. Assim sendo, é necessário o professor inserir, em suas práticas de ensino, propostas que possam atender as novas demandas da formação do aluno, levando em consideração que as práticas sociais sofreram mudanças com o advento dos avanços tecnológicos, resultando em uma apropriação, pela maioria das pessoas, das novas formas de leitura e escrita. Esta pesquisa tem o objetivo de propor a aplicação de situações didáticas por meio das quais advenham possibilidades de se trazer para o meio educativo circunstâncias que envolvam as novas tecnologias de leitura e escrita, sendo essas entendidas como portadoras de sentidos e como um meio em que se produzam saberes e informações a serem exploradas pelos sujeitos aprendentes. Para tanto, deter-nos-emos no uso das redes sociais, blogs e sites que permitem o acesso a textos virtuais, funcionando como fonte de pesquisa. Como referencial teórico, nos pautamos nas ideias defendidas por BRAGA, 2007; GALLI, 2004; SOARES, 2002 e XAVIER, 2005, que trazem como base do ensino-aprendizagem, na atualidade, a formação do sujeito que está vivenciando os avanços das tecnologias de informação e comunicação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index