ESTUDO SOBRE OS PROGRAMAS PARA MELHORIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL

Autores

  • Lidiane Limana Puiati

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.864

Resumo

Apresentamos, nesse texto, uma caracterização dos programas de formação de professores atualmente em desenvolvimento pelo governo federal brasileiro. Para a definição da amostra, consultamos o site do Ministério da Educação (MEC), em link específico. Identificamos 26 programas e organizamos as informações coletadas sobre cada um deles utilizando um roteiro para análise textual composto pelos seguintes itens: 1) Fonte de financiamento; 2) Foco; 3) Modalidade; 4) Especificidade. Como síntese do estudo, podemos afirmar que CAPES e FNDE são os órgãos que financiam o maior número de programas. O foco dos programas mais recorrente é a Pós-graduação. Não foi possível identificar, na maioria deles, a modalidade de desenvolvimento das ações dos programas. Grande parte dos programas analisados centra-se em algum aspecto específico da educação. Por fim, atentamos para a quantidade de programas considerados pelo MEC como voltados à formação de professores, mas ao realizar análise aprofundada percebemos que esses apenas dão suporte à Educação Superior ou à Pós-Graduação e, nesse sentido, não são exclusivos da formação de professores para a Educação Básica.

Biografia do Autor

  • Lidiane Limana Puiati
    Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialista em Educação Física Escolar pela UFSM e mestre em Educação, pela mesma universidade. Professora de Escola de Educação Básica.

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Publicado

2014-09-14

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino

Como Citar

ESTUDO SOBRE OS PROGRAMAS PARA MELHORIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL. Iniciação & Formação Docente, [S. l.], v. 1, n. 1, 2014. DOI: 10.18554/i&fd.v1i1.864. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/864. Acesso em: 17 maio. 2025.