DE BOLSISTA À SUPERVISOR: UMA TRAJETÓRIA REFLEXIVA DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA NO PIBID MÚSICA/UFRN
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.871Resumo
Resumo: O presente artigo relata o caminho percorrido de bolsista à supervisor no Projeto PIBID MÚSICA/UFRN. Esse trajeto de formação fez-me refletir, desde o início, sobre como ser professor de música e, hoje, sendo supervisor, como direcionar os ensinamentos pedagógicos musicais aos bolsistas que a mim foram confiados, fazendo-os acreditar que é possível uma educação musical significativa na educação básica. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) valoriza o estudante das licenciaturas fornecendo elementos necessários a sua formação. O objetivo do trabalho é mostrar a importância dos benefícios proporcionados pelo projeto na formação inicial e continuada do educador musical. Com base em uma pesquisa bibliográfica, apresento alguns direcionamentos à prática pedagógica na rede pública de ensino (re) construindo os conceitos musicais adquiridos na academia. Espero que essa comunicação aumente nos professores de música a busca por uma prática docente (re) significada no processo educacional do aluno, como também na sua realização pessoal e profissional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index