DE BOLSISTA À SUPERVISOR: UMA TRAJETÓRIA REFLEXIVA DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA NO PIBID MÚSICA/UFRN

Autores

  • Washington Nogueira de Abreu UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.871

Resumo

Resumo: O presente artigo relata o caminho percorrido de bolsista à supervisor no Projeto PIBID MÚSICA/UFRN. Esse trajeto de formação fez-me refletir, desde o início, sobre como ser professor de música e, hoje, sendo supervisor, como direcionar os ensinamentos pedagógicos musicais aos bolsistas que a mim foram confiados, fazendo-os acreditar que é possível uma educação musical significativa na educação básica.  O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) valoriza o estudante das licenciaturas fornecendo elementos necessários a sua formação. O objetivo do trabalho é mostrar a importância dos benefícios proporcionados pelo projeto na formação inicial e continuada do educador musical. Com base em uma pesquisa bibliográfica, apresento alguns direcionamentos à prática pedagógica na rede pública de ensino (re) construindo os conceitos musicais adquiridos na academia. Espero que essa comunicação aumente nos professores de música a busca por uma prática docente (re) significada  no processo educacional do aluno, como também na sua realização pessoal e profissional. 

Biografia do Autor

Washington Nogueira de Abreu, UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui Graduação - Licenciatura Plena em Musica Pela UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009), Pós Graduação - LATO SENSU em Educação Musical na Educação Básica (2011) e aluno do Mestrado em Música Pela mesma Universidade - PPGMUS - Stricto Sensu (2013). Atualmente é Professor Titular da Escola Municipal Professora Francisca Ferreira da Silva, escola de educação Básica em Natal-RN. Supervisor do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, no subprojeto Música/UFRN.Atua principalmente nos seguintes áreas: educação musical, metodologia de ensino, planejamento, PIBID, Formação De Professores e música.

Downloads

Publicado

2014-09-14

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino