AULA DIFERENCIADA: UMA POSSIBILIDADE PARA SE TRABALHAR COM O CONTEÚDO “PROPRIEDADES DO AR” PARA A 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.872Resumo
A utilização de variadas modalidades didáticas assim como a demonstração pode ser considerado um instrumento que contribui para o ensino e aprendizagem de diferentes temáticas nas Ciências Naturais. No presente estudo, objetivou-se aplicar sete demonstrações abordando o conteúdo “Propriedades do Ar” e verificar se houve uma aceitação da modalidade pelos alunos. No trabalho, participaram 77 alunos de três turmas do 6º ano (5ª série) do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual, localizada no município de Alegre, ES. Pôde-se observar que o desenvolvimento das demonstrações despertou o interesse dos alunos pelo conteúdo abordado, houve uma maior compreensão de conceitos básicos em Ciências como a presença do ar em todos os lugares pelos alunos. Ao utilizar diferentes estratégias didáticas para se ministrar os conteúdos, os alunos passaram a ser desafiados a usar a imaginação e raciocínio e motivados para aprender ciências, deixando de ser apenas ouvintes das explicações do professor e tornando-se elemento ativo ao construir sua própria aprendizagem. Podemos reafirmar a necessidade de, cada vez mais, buscarmos inserir tais atividades diferenciadas no dia a dia dos alunos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index