CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NA EXPERIENCIA DO PIBID: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO CAMPO DA DIVERSIDADE CULTURAL

Autores

  • Leandro Kenner Carvalho Universidade Federal de Goiás- Regional Catalão

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.885

Resumo

O presente trabalho tem como foco a investigação da intervenção pedagógica do PIBID de Educação Física no que diz respeito ao objeto de estudo relativo à relação Corpo, Gênero e Sexualidades na educação contemporânea que permeiam as aulas com as turmas da primeira fase do Ensino Fundamental na Escola Estadual Madre Natividade/ Catalão Goiás. A necessidade de abordar essa temática relaciona-se com a reelaboração de lembranças de minha infância e adolescência, em especial, aquelas relativas à experiência pessoal da vida escolar no âmbito dos ritos de socialização da escolarização. Esta pesquisa trata-se de uma pesquisa ação, em que o objetivo é construir algumas estratégias metodológicas no PIBID para intervir nas concepções estereotipadas em relação ao corpo. Analisamos e chegamos a conclusão que as próprias professoras interferem e reproduzem os padrões hegemônicos e disciplinadores, patriarcais, sexistas e homofóbicos em relação ao corpo. Portanto, a elaboração da intervenção pedagógica no campo da pesquisa ação, em consonância com andamento das análises da investigação podem ser pertinentes, ao trazerem contribuições significativas na construção de sujeitos que saibam da necessidade ética de construir uma sociedade mais justa e igualitária, que passa pela igualdade e liberdade no campo das relações de gênero e sexualidades.

Biografia do Autor

Leandro Kenner Carvalho, Universidade Federal de Goiás- Regional Catalão

PIBID da área de Educação Física

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Publicado

2014-09-14

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino