A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DOS LIVROS DIDÁTICOS É A UMA PROPOSTA PARA SALA DE AULA?
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.895Resumo
O trabalho apresenta recortes de atividades desenvolvidas em dois estudos. Do primeiro, apresenta-se compreensões elaboradas a partir da análise feita acerca da presença da História da Matemática em Livros Didáticos adotados em escolas públicas de ensino de São Luís/MA. Para a análise, utilizou-se categorias presentes nos estudos de Vianna (1995) e Bianchi (2006). Percebeu-se que há uma tendência dos autores em apresentar trechos referentes à História da Matemática, no entanto a análise das informações contidas nesses trechos nos leva à percepção de uma concepção de história voltada ao culto às grandes personalidades da Matemática. No intuito de entender o uso pelos professores de Matemática em sala de aula dos trechos que trazem aspectos históricos acerca da Matemática, no segundo estudo, foi realizado uma pesquisa de campo através aplicação de questionários semiestruturados com 40 professores de Matemática, no qual, além de informações acerca da formação e da importância que os mesmos dão à História da Matemática, buscou-se a opinião que os mesmos têm da forma como os trechos históricos aparecem nos livros didáticos. Na opinião desses professores, essa aparição é muito resumida, apesar disso, o livro didático constitui-se da principal fonte utilizada por eles sobre a História da Matemática.O trabalho apresenta recortes de atividades desenvolvidas em dois estudos. Do primeiro, apresenta-se compreensões elaboradas a partir da análise feita acerca da presença da História da Matemática em Livros Didáticos adotados em escolas públicas de ensino de São Luís/MA. Para a análise, utilizou-se categorias presentes nos estudos de Vianna (1995) e Bianchi (2006). Percebeu-se que há uma tendência dos autores em apresentar trechos referentes à História da Matemática, no entanto a análise das informações contidas nesses trechos nos leva à percepção de uma concepção de história voltada ao culto às grandes personalidades da Matemática. No intuito de entender o uso pelos professores de Matemática em sala de aula dos trechos que trazem aspectos históricos acerca da Matemática, no segundo estudo, foi realizado uma pesquisa de campo através aplicação de questionários semiestruturados com 40 professores de Matemática, no qual, além de informações acerca da formação e da importância que os mesmos dão à História da Matemática, buscou-se a opinião que os mesmos têm da forma como os trechos históricos aparecem nos livros didáticos. Na opinião desses professores, essa aparição é muito resumida, apesar disso, o livro didático constitui-se da principal fonte utilizada por eles sobre a História da Matemática.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index