SIMPLIFICANDO O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GENÉTICA PARA OS ALUNOS DE 1° ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO AMAZONAS
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.898Resumo
Com a presença cada vez maior da ciência e tecnologia no cotidiano da população, é importante à estruturação de processos e instrumentos que visem à apropriação desses conhecimentos. Isso é mais evidente no ensino escolar e no entendimento de temas mais complexos e abstratos como os genético-moleculares. A utilização de outras modalidades didáticas na sala de aula se tornam importantes ferramentas para o ensino-aprendizagem de conceitos genéticos na disciplina de biologia. O presente trabalho propôs aplicação de um método didático simples para 110 alunos do 1° ano do ensino médio de uma escola pública de Coari/AM, visando facilitar o entendimento da dinâmica dos nucleotídeos componentes do DNA e o RNA e suas funções e disponibilizar metodologias alternativas no ensino de genética. Adicionalmente foi aplicado um questionário para avaliar a impressão e aplicabilidade do método didático proposto e, também, o entendimento do tema. Como resultado, mais de 90% responderam que a metodologia foi um instrumento de ampliação e facilitador do conhecimento. Contudo, somente 10% haviam feito atividades desse tipo anteriormente. Ademais, o método, atrelado ao instrumento avaliativo e o retorno e acompanhamento docente permitiu rastrear e solucionar equívocos, o que mostra a versatilidade e aplicabilidade de métodos didáticos alternativos aos tracionais.
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