SIMPLIFICANDO O ENSINO-APRENDIZAGEM DE GENÉTICA PARA OS ALUNOS DE 1° ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO AMAZONAS

Autores

  • Adrianilson Corrêa da Silva Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB/Universidade Federal do Amazonas
  • Natasha Verdasca Meliciano Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB/Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.898

Resumo

Com a presença cada vez maior da ciência e tecnologia no cotidiano da população, é importante à estruturação de processos e instrumentos que visem à apropriação desses conhecimentos. Isso é mais evidente no ensino escolar e no entendimento de temas mais complexos e abstratos como os genético-moleculares. A utilização de outras modalidades didáticas na sala de aula se tornam importantes ferramentas para o ensino-aprendizagem de conceitos genéticos na disciplina de biologia. O presente trabalho propôs aplicação de um método didático simples para 110 alunos do 1° ano do ensino médio de uma escola pública de Coari/AM, visando facilitar o entendimento da dinâmica dos nucleotídeos componentes do DNA e o RNA e suas funções e disponibilizar metodologias alternativas no ensino de genética. Adicionalmente foi aplicado um questionário para avaliar a impressão e aplicabilidade do método didático proposto e, também, o entendimento do tema. Como resultado, mais de 90% responderam que a metodologia foi um instrumento de ampliação e facilitador do conhecimento. Contudo, somente 10% haviam feito atividades desse tipo anteriormente. Ademais, o método, atrelado ao instrumento avaliativo e o retorno e acompanhamento docente permitiu rastrear e solucionar equívocos, o que mostra a versatilidade e aplicabilidade de métodos didáticos alternativos aos tracionais.

Biografia do Autor

Adrianilson Corrêa da Silva, Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB/Universidade Federal do Amazonas

Atualmente é graduando em Ciências: Biologia e Química pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Professor de Biologia pelo Projeto Criando Oportunidades - PCO do Governo do Estado do Amazonas e bolsista da CAPES pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e Presidente do Diretório Regional Estudantil - DRE do Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB/UFAM Coari-AM

Natasha Verdasca Meliciano, Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB/Universidade Federal do Amazonas

Formada em Ciências Biológicas, Mestre em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva e atualmente é professora efetiva na UFAM.

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Publicado

2014-09-14

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino