A DINÂMICA DA WEB-RÁDIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ESCOLAR

Autores

  • Vivina Dias Sól Queiróz Professora efetiva da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Bruna Hanime Brito Soares Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES.

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v4i1.907

Resumo

O presente artigo refere-se à discussão do projeto de Web-rádio realizado por bolsistas do PIBID do curso de História, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e desenvolvido na Escola Estadual Hércules Maymone em Campo Grande/MS. A Web-rádio Hércules Maymone é um veículo de comunicação importante que contribui no processo comunicacional entre os alunos, professores e funcionários da escola. Através do programa disponibilizado pela internet e na própria escola, durante horários estipulados pela direção escolar, os alunos podem aumentar o conhecimento em disciplinas que são ofertadas na grade curricular, através de matérias que são fornecidas pelos professores, em especial na disciplina de História, bem como informações de atualidades que são transmitidas pela Web-rádio. Para que se concretizasse o projeto, foi realizado um levantamento bibliográfico acerca da história do rádio e sua trajetória no Brasil, visando um suporte teórico-metodológico necessário aos estudantes, preparando-os dessa forma, a como manusear os materiais da Web-rádio e mantê-lo em constante funcionamento. Objetiva-se mostrar neste artigo a dinâmica da Web-rádio no processo de ensino-aprendizagem, bem como expor as atividades realizadas no projeto pelos estudantes do PIBID e pelos alunos da Escola Estadual Hércules Maymone.

Biografia do Autor

Vivina Dias Sól Queiróz, Professora efetiva da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

É professora, com formação inicial no curso de Magistério, graduação em Estudos Sociais, História e Pedagogia. Possui Especialização em História da América Latina e Metodologias e Gestão para EAD, Mestrado e Doutorado em Educação, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Como professora da Educação Básica atuou na educação infantil, nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, no ensino médio, na coordenação do ensino supletivo e direção de escolas da educação básica. Também foi diretora do Centro de Informática Educacional de Mato Grosso do Sul e do Núcleo de Tecnologia Educacional de Campo Grande-MS. Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia Interativa da Universidade Anhanguera -UNIDERP, e docente dos cursos de: Turismo nas disciplinas: História do Brasil e História de Mato Grosso do Sul; de Educação Física, na disciplina Metodologia Científica, de Pedagogia (interativa e presencial nas disciplinas de História da Educação, Fundamentos e Metodologia do Ensino de História, Estágio Supervisionado, Metodologia da Pesquisa em Educação e Trabalho Final de Graduação) Serviço Social (interativa, na disciplina de História do Brasil e Administração (interativa, na disciplina Metodologia Científica). Na pós graduação lato sensu tem trabalhado com as disciplinas de Metodologia Científica, Metodologia do Ensino Superior e Educação e Tecnologia. A Educação é seu campo de atuação, e suas experiências e pretensões profissionais voltadas para o ensino, formação de professores, gestão e uso das atuais Tecnologias da informação e da comunicação na Educação. Atualmente é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação (GEPPE) e professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Bruna Hanime Brito Soares, Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES.

Graduanda em História-Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2011). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq (2012/2013). É bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES (2013/2014).

Downloads

Publicado

2017-08-06

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino