RELATOS: O uso da Internet como recurso para o ensino de língua espanhola

Autores

  • ERCILIA VICTORIA PEDRAZA Unioeste - Universidade Estadual do Oeste Paranaense- Cascavel-PR

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.909

Resumo

RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivenciada por meio de três oficinas de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) utilizando a internet como recurso didático, de modo a socializar os encaminhamentos metodológicos realizados e os bons resultados obtidos para ensino e aprendizagem desta língua estrangeira e para contribuir para o letramento digital dos alunos. Essas oficinas foram ministradas, no primeiro semestre de 2013, em turmas do iniciante e do segundo ano, em Língua Espanhola, em um Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM), na cidade de Cascavel- Paraná. Ao enfocarmos especificamente o ensino de língua estrangeira, utilizando recursos da internet para produção de jornal, folhetos e revista, pretendemos, a partir de uma nova abordagem, contribuir para o letramento digital dos alunos e para a aprendizagem da língua estrangeira. Ao trabalhar com tema tecnologia para a criação das oficinas, tivemos como intuito enriquecer o ensino e aprendizagem dos estudantes, de acordo com Moran (1995). Com o trabalho desenvolvido nas oficinas com a internet, tornou-se possível entender que é válido relacionar o ensino de idiomas, como o da língua espanhola, à informatização, em que são disponibilizados recursos de computação para o desenvolvimento de práticas escolares, e que são inúmeras as atividades que podem ser criadas a partir de programas e sites.

Palavras-chave: tecnologia; oficinas; letramento digital.

Downloads

Publicado

2014-09-14

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino