METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTE EM ESCOLAS PÚBLICAS DE GURUPI: Sobre a influência do Curso de Licenciatura em Artes Cênicas

Autores

  • Cristineide Lima Guimaães INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS CAMPUS GURUPI

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.918

Resumo

Esse artigo propõe-se a explanar e dialogar sobre as ações pedagógicas e metodológicas nas Escolas Públicas de Gurupi – TO, aplicadas à disciplina de Arte. Faz uma síntese de qual tem sido a concepção de Arte adquirida por essas escolas e qual a importância e contribuição da formação docente intrínseca a um saber especializado na área de Arte como, por exemplo, o Curso de Licenciatura em Artes Cênicas ofertado pelo IFTO- Campus Gurupi. O Projeto em questão não visa restringir o Curso de Licenciatura em Artes Cênicas do IFTO - Campus Gurupi como o único meio eficaz, mas com ênfase na aplicação da metodologia do ensino de Arte, que através de programas como PIBID, oficinas, projetos, estágios e participações em programas governamentais ministrados nas escolas públicas de Gurupi, têm cumprido seu papel, que é o de fomentar a docência, e de propagar e valorizar a disciplina de Arte, de acordo com o que se defende a LDB nº. 9.394/96 e os PCN’s, além de contribuir para o resgate da arte na cultura de Gurupi.

 

Biografia do Autor

Cristineide Lima Guimaães, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS CAMPUS GURUPI

Licenciada em Artes Cênicas, pós graduada em Arte/Educação, Professora da rede municipal de ensino, licenciada em Artes Cênicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia - IFTO Campus Gurupi, Bolsista/Pesquisadora do PIBITI 2013/2014 - Teatro e Tecnologia na Prática Docente pelo IFTO com pesquisa desenvolvida na rede municipal de ensino, voluntária do Mais Educação. Participei como bolsista do PIBID -IFTO 2012/2013 no subprojeto de Encenação teatral e produção de textos dramáticos com alunos da rede estadual de ensino dos 8º e 9º anos. Trabalhei em 2011 e 2012 como Educadora Social no Instituto Juarez Moreira, onde ministrava curso de informática básica para todas as idades. E participação na organização das reuniões da 3º idade onde eram desenvolvidas e ministradas oficinas, palestras de diversas áreas como educação, saúde, lazer, capacitações, artesanatos, eventos culturais e outros. Além de atuar como animadora de público e coordenadora dos cursos profissionalizantes. Dediquei-me também como estudante colaboradora durante 1 ano no monitoramento do laboratório de informática do IFTO Campus Gurupi. 

Downloads

Publicado

2014-09-14

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino