A PERIFERIA COMO LUGAR SOCIAL DOS JOVENS E O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO

Autores

  • ALDIMAR JACINTO DUARTE Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.944

Resumo

No presente trabalho busca-se analisar a condição de jovens residentes na região leste da cidade de Goiânia, estudantes ou evadidos da escola, oriundos de famílias que possuem uma experiência recente de escolarização e de pais que exercem ocupações profissionais de natureza manual. Procura-se entender a relação que dois grupos jovens pertencentes à camada de habitantes em bairros da periferia, situados na região leste de Goiânia, estabelecem com a escola. Analisam-se os processos formativos em que os jovens estão inseridos e os sentidos que atribuem à educação escolar.

Palavras-chave: juventudes; cidade; periferia; escolarização.

Biografia do Autor

  • ALDIMAR JACINTO DUARTE, Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
    Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1995), mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (1999) e doutorado em educação pela Universidade Federal de Goiás (2012). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, Educação e Trabalho e, Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, educaçao, sociabilidades juvenis, gestão escolar, inclusão social. É Professor do Programa de Pós Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da PUC Goiás e, pesquisador nas áreas de juventude e, história e memória em: EJA, Educação Popular e Movimentos Sociais. Atualmente encontra-se como coordenador do Núcleo de Pesquisas em Educação (NUPE) do Departamento de Educação da PUC Goiás, Vice-Coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da PUC Goiás e coordenador de gestão do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - PUC Goiás).

Downloads

Publicado

2014-09-14

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino

Como Citar

A PERIFERIA COMO LUGAR SOCIAL DOS JOVENS E O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO. Iniciação & Formação Docente, [S. l.], v. 1, n. 1, 2014. DOI: 10.18554/i&fd.v1i1.944. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/944. Acesso em: 17 maio. 2025.