A PERIFERIA COMO LUGAR SOCIAL DOS JOVENS E O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO

Autores

  • ALDIMAR JACINTO DUARTE Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i1.944

Resumo

No presente trabalho busca-se analisar a condição de jovens residentes na região leste da cidade de Goiânia, estudantes ou evadidos da escola, oriundos de famílias que possuem uma experiência recente de escolarização e de pais que exercem ocupações profissionais de natureza manual. Procura-se entender a relação que dois grupos jovens pertencentes à camada de habitantes em bairros da periferia, situados na região leste de Goiânia, estabelecem com a escola. Analisam-se os processos formativos em que os jovens estão inseridos e os sentidos que atribuem à educação escolar.

Palavras-chave: juventudes; cidade; periferia; escolarização.

Biografia do Autor

ALDIMAR JACINTO DUARTE, Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1995), mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (1999) e doutorado em educação pela Universidade Federal de Goiás (2012). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, Educação e Trabalho e, Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, educaçao, sociabilidades juvenis, gestão escolar, inclusão social. É Professor do Programa de Pós Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da PUC Goiás e, pesquisador nas áreas de juventude e, história e memória em: EJA, Educação Popular e Movimentos Sociais. Atualmente encontra-se como coordenador do Núcleo de Pesquisas em Educação (NUPE) do Departamento de Educação da PUC Goiás, Vice-Coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da PUC Goiás e coordenador de gestão do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - PUC Goiás).

Downloads

Publicado

2014-09-14

Edição

Seção

Sociolinguística e Ensino