Motivações dos estudantes em aulas de Física
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v1i2.953Resumo
Através do PIBID/CAPES, subprojeto Física/Pontal, desenvolvido na FACIP/UFU, temos recebido demandas para desenvolver "dinâmicas motivacionais" em sala de aula. Neste contexto, realizamos uma investigação colaborativa com professores e alunos em uma escola participante do Programa com vistas a identificar e compreender aspectos motivantes e desmotivantes na aprendizagem de Física. Neste trabalho apresentamos e discutimos as respostas obtidas a um questionário aplicado a 221 alunos dos primeiros anos do Ensino Médio, incluindo duas turmas de EJA. Através da análise de conteúdo das respostas, identificamos categorias motivantes e desmotivantes, agrupadas em quatro dimensões de análise: currículo, aspectos organizacionais, relações afetivas e relações cognitivas. A partir da análise desenvolvida foi possível sinalizar estratégias de atuação efetiva nas aulas de Física e no próprio espaço escolar, envolvendo os professores, seus alunos, a coordenação/supervisão pedagógica e os bolsistas PIBID.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista Iniciação & Formação Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/index