A REPETIÇÃO EM TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Helena Maria Ferreira Universidade Federal de Lavras
  • Priscila Pinto Herculano Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.18554/i&fd.v2i1.957

Resumo

O artigo em pauta tem por objetivo analisar o mecanismo da repetição em textos produzidos por alunos de ensino fundamental. Para embasar a discussão proposta, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico pautada nos seguintes autores: Antunes (2005, 2009), Marcuschi (1992, 1996, 2001), Ferreira e Vieira (2013), Barbosa (2002) entre outros. A análise dos textos dos alunos buscou verificar o uso da repetição em categorias de funções, tipos e inadequações. A partir do estudo realizado, constatou-se um predomínio das funções de progressão e ênfase, uma reincidência de repetições de morfemas e de itens lexicais. Em relação às inadequações, foi constatada uma incidência mais expressiva do prejuízo à progressão textual, o que ocasiona uma circularidade nos textos produzidos. A partir da reflexão feita, foi possível constatar a necessidade de um trabalho mais sistematizado com a coesão textual, de modo mais específico, com o mecanismo da repetição, a partir de práticas da revisão/reescrita de textos, de modo que os alunos possam avaliar as suas produções e escolher alternativas para uma melhoria da qualidade de suas formas de expor suas ideias. 

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Publicado

2016-01-22

Como Citar

A REPETIÇÃO EM TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO. Iniciação & Formação Docente, [S. l.], v. 2, n. 1, 2016. DOI: 10.18554/i&fd.v2i1.957. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/957. Acesso em: 5 dez. 2025.