GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR:

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA

Authors

  • David Aender Teodoro Martins Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v11i2.8209

Abstract

A pesquisa tem o intuito de evidenciar a relação entre a pluralidade cultural e a educação como base para um fomento, e a valorização da identidade histórica do brasileiro elucidará o modelo de educação adotado em comunidades quilombolas, tendo como base escolas do nosso estado, vendo uma forma de preservar a identidade dos remanescentes quilombolas que ajudaram na construção do país. Busca-se com essa pesquisa elucidar o modelo de educação adotado em comunidades quilombolas, à sua diversidade cultural e à sua educação, em concomitância com a importância da promoção da pluralidade cultural nas escolas, bem como a formação dos professores que irão atuar frente a esse modelo educacional, dando a importância necessária às políticas públicas na Educação Quilombola.

Author Biography

  • David Aender Teodoro Martins, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

    Mestrando em educação - UFTM. Pós-Graduado em Neuropsicopedagogia – Faculdade IMES EAD, Pós-Graduado em Psicopedagogia Institucional e Clinica – Faculdade IMES EAD e Pós-Graduado em Orientação, Supervisão e Inspeção Escolar - São Luiz EAD. Graduado em Pedagogia - CESG. Técnico em Educação pelo Curso Normal em Nível Médio - SEE/MG.

Published

2024-12-30

How to Cite

GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR: : POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA. INITIATION & TEACHER TRAINING, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 123–140, 2024. DOI: 10.18554/ifd.v11i2.8209. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/8209. Acesso em: 5 dec. 2025.