AS reflexões do estagiário sobre a aula de língua portuguesa

Authors

  • Patricia Soares Batista Teixeira
  • Marinalva Vieira Barbosa Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v6i2.4263

Keywords:

Escrita. Análise discursiva. Relatório de estágio.

Abstract

Neste artigo analisamos a escrita produzida em relatórios de estágio sobre a aula do professor de língua portuguesa visando compreender a natureza da reflexão empreendida pelo estagiário, a partir daquilo que registrou, sobre a aula de língua portuguesa.  O propósito é saber como essa escrita está fundamentada, se com argumentos baseados na própria experiência,  ou se está apoiada numa espécie de senso comum sobre a docência na educação básica. Para tanto, analisamos como o licenciando realiza o trabalho de “escuta” da aula, considerando que escutá-la está para além de descrever em detalhes os acontecimentos discursivos que se desenvolvem nesse espaço, mas é também percebê-la como espaço de interação entre sujeitos singulares.  As análises se sustentam no conceito de análise linguística de Geraldi (2006) que propõe uma compreensão das ações que se fazem com a linguagem por meio das atividades, epilinguísticas, linguísticas e metalinguísticas. O corpus é constituído por excertos de relatórios de estágio supervisionado dos cursos de Letras de duas instituições da rede federal de ensino.

 

Author Biographies

Patricia Soares Batista Teixeira

Possui graduação em letras /Espanhol pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro- UFTM (2012). Mestrado em Educação-UFTM (2018)

Marinalva Vieira Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

rofessora Associada do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Possui graduação em Letras (1999) e Especialização em Leitura e Produção de Textos (2000) pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR. Mestrado (2004) e Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2008) - este com Estágio no Laboratório ICAR (Interactions, Corpus, Apprentissages, Représentations), ligado à Université Lyon 2 e a Ecole Normale Superieure de Sciences Humaines et Lettres de Lyon ? L?ENS LSH. Fez pós-doutorado na Faculdade de Educação da Unicamp (2009). É organizadora de livros sobre leitura, escrita e ensino de língua portuguesa. Foi coordenadora institucional do Pibid no período de 07/2011 a 08/2015. Foi diretora do Instituto de Educação, Artes, Letras, Ciências Humanas e Sociais IELACHS-UFTM) no período de 12/2015 a 11/2019.. É docente permanente do Programa Pós-graduação em Educação e do Profletras da UFTM. Coordena a coleção Fazer A-parecer (Ed. Mercado de Letras - 5 volumes).Tem experiência na área de Linguística e Educação, com ênfase em Análise do Discurso e Metodologias de Ensino da Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem da escrita e leitura; formação de professores.

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Published

2020-02-01