Aprendendo a docência: estágio supervisionado em foco

Autores

  • MARIA IARA DE MENEZES MOTA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARA´
  • JONES BARONI FERREIRA MENEZES UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARA´

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v9i1.4553

Palavras-chave:

Formação de Professores, Ensino de Biologia, Aprendizagem

Resumo

Os estágios supervisionados estão presentes nos cursos de formação de professores e configuram-se fundamentais para a atuação inicial, sendo esse um momento adequado que vincula teoria e prática. Neste trabalho, descrevemos as experiências formativas aprendidas e desenvolvidas durante os estágios supervisionados no ensino médio de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Os estágios do primeiro e segundo ano foram realizados em uma escola de ensino regular, enquanto que no terceiro ano foi desenvolvido numa escola de educação profissional de tempo integral, onde foram desenvolvidas atividades de diagnóstico da escola, observação da prática docente, planejamentos e regências. As duas escolas são realidades distintas quanto à estrutura física, recursos didáticos e participação/interesse dos alunos durante as aulas, o que  renderam atuações e reflexões diversas. Adequado ao cenário, as estratégias e recursos didáticos também foram particular à escola, sendo utilizado quadro branco e o livro didático, além do uso de mídias digitais e banners anatômicos. Nos projetos didáticos foi desenvolvido um jogo didático para aplicação do conhecimento sobre reprodução humana, uma mini oficina sobre alimentação saudável e uma live em rede social para a abordagem dos aspectos biológicos do coronavirus. Diante do exposto, evidencia-se que as vivências enquanto estagiária possibilitaram muitos saberes e experiências que somarão como base fundamental na minha atuação docente mesmo através dos constantes paradigmas que a escola pública apresenta, foi uma tarefa árdua, entretanto enriquecedora.

Biografia do Autor

MARIA IARA DE MENEZES MOTA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARA´

Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará - FAEC/UECE. Docente da rede pública municipal de Novo Oriente/CE. E-mail: iaraa.menses2012@gmail.com

JONES BARONI FERREIRA MENEZES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARA´

Doutor em Educação. Mestre em Ciências Fisiológicas. Licenciado e bacharel em Ciências Biológicas. Docente do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Crateús/Universidade Estadual do Ceará - FAEC/UECE. E-mail: jones.baroni@uece.br. ORCID: https://orcid.org 0000-0002-9193-3994 

Referências

BRASIL. Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Diário Oficial da União, Brasília, Seção 1, p. 9. 4 de março de 2002.

BRASIL. Resolução CNE/CP 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, Seção 1 –pp. 8-12, 2 de julho de 2015.

MELLO, S.P.T de; LINDNER, L.M.T. A Contribuição Dos Estágios Na Formação Docente: Observações De Alunos E Professores. IX- ANPED SUL. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2012.

MELO, A. C. A.; ÁVILA, T. M.; SANTOS, D. M. C. UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE CASO. Ciencia Atual: Revista Científica multidisciplinar da UniSão José, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 2-14. 2017.

MENEZES, J. B. F.; SILVA, H. D. A. Relevância e contribuições do estágio supervisionado para o exercício da profissão docente na percepção dos licenciandos em Ciências Biológicas. Iniciação & Formação Docente, v. 5, n. 2, p. 36-49, 2018.

MONTEIRO, J. S.; SILVA, D. P. A influência da estrutura escolar no processo de ensino-aprendizagem: uma análise baseada nas experiências do estágio supervisionado em Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria- RS, v. 19, n. 3, p. 19-28, set-dez de 2015.

RODRIGUES, Micaías Andrade. Quatro diferentes visões sobre o estágio supervisionado. Revista Brasileira de Educação, Piauí, v. 18, n. 55, p. 1009-1034, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v18n55/11.pdfhttps://www.scielo.br/pdf/rbedu/v18n55/11.pdf. Acesso em: 06 maio 2020

SANTANA, I. C. H.; SANTOS, F. A.; SILVEIRA, A. P.. Formação inicial de professores de biologia: o estágio supervisionado como momento de reflexão sobre a prática. Educação, Psicologia e Interfaces, v. 4, n.2, p. 22-34, 2020.

SILVA, H.I; GASPAR, M. Estágio supervisionado a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Rev. bras. Estud. pedagogia., Brasília, v. 99, n. 251, p. 205-221, jan./abr. 2018.

UECE. Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas - Modalidade Licenciatura – FAEC. 2012.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade: diálogos a partir de cooperações acadêmicas.