Biodiversidade local, territorialidades e singularidades na formação de professores de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/ifd.v8i4.5941

Resumo

O objetivo desse trabalho é analisar aspectos das singularidades e das biodiversidades expressadas por professores em formação inicial em ciências da natureza. A perspectiva teórica vem questionando o modelo hegemônico calcado no cientificismo na formação de professores em ciências da natureza buscando provocar novos caminhos a partir das relações interculturais. A construção dos dados ocorreu através do recorte de um questionário do tipo likert. Nesse instrumento selecionamos frases afirmativas com dois focos principais: 1) refletindo dimensões antropocêntrica, socioambiental e romântica da biodiversidade; 2) particularidades das identidades e perspectivas mais amplas, seja social ou institucional, que delimitam possíveis traços das singularidades. Os participantes são da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), pertencentes a cursos com habilitação para a docência em ciências da natureza. Nos resultados percebemos maior concordância dos participantes nos momentos que as afirmativas manifestavam frases socialmente consensuais ou remetendo a conceitos dos conhecimentos das ciências. Quando outras afirmativas traziam essas mesmas temáticas a partir de uma perspectiva mais problematizadora e controversa, constatou-se um grande número de posicionamentos contraditórios entre as afirmativas, além do aumento da opção imparcial.  Pelo conjunto dessas posições tomadas nesses momentos é possível perceber contradições que sugerem também conflitos que permeiam as biodiversidades, relações construídas pelas territorialidades e traços de suas singularidades, portanto contribui para repensar o processo de formação considerando esses elementos.

Biografia do Autor

Danilo Seithi Kato, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

[1] Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (2003), Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2008), e Doutorado no programa de Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, na linha de pesquisa de formação de professores. Atualmente é docente na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) no Departamento de Educação em Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologias (DECMT),vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) no curso de Licenciatura em Educação do Campo. É credenciado, como professor permanente, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM. É editor da revista acadêmica Cadernos CIMEAC (ISSN 2178-9770). Também é líder do grupo de estudo e pesquisa em interculturalidade e educação em ciências (GEPIC) e do coletivo em educação popular (CIMEAC). E-mail: katosdan@yahoo.com.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3065-6812

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Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade: diálogos a partir de cooperações acadêmicas.